Especial

Quaresma: reflita o Sacramento da Confissão

Tempo de preparação para viver a Páscoa do Senhor

Muitas pessoas aproveitam a Quaresma para se reconciliar com o Pai Eterno através do Sacramento da Confissão, instituído por Cristo para restaurar a graça da justificação dos pecados. Este ato leva à conversão e reconciliação, especialmente para aqueles que caíram em pecado grave após o batismo.

O Sacramento é perceptível aos sentidos, como palavras e ações, e tem o poder intrínseco de nos conferir a Graça. Segundo o missionário redentorista padre Alan Santana, “a confissão faz parte da vida cristã. O Sacramento é o que leva a pessoa de volta à vida de intimidade com o Pai, levando a uma vida de comunhão”, explica o religioso.

A confissão é uma renovação e conversão para viver a Páscoa que se aproxima. Após o período da Quaresma, em que os fiéis se dedicam com afinco ao jejum, oração e penitência, faz-se necessário testemunhar a misericórdia de Deus com seus filhos. Por amor à humanidade, Ele entregou seu filho unigênito para a morte e ressurreição, para livrar a humanidade do pecado.

A presença do pecado direciona os filhos e filhas para o pedido constante do perdão de Deus, que acontece por meio do Sacramento da Confissão. Portanto, confessar-se, especialmente para a celebração da Páscoa, é entregar-se à conversão com espírito novo para uma vida nova.

Para o missionário redentorista Dom João Batista, da Diocese de Barra, na Bahia, a confissão deve ser realizada durante todo o ano, em especial na Quaresma. “Pois é o Sacramento da Confissão que vai preparar para uma celebração verdadeira”, conta o religioso, que acrescenta: “com o coração limpo e uma consciência em paz, é possível recomeçar a vida e se sentir novamente abraçado pelo Pai. E abraçar novamente o amor misericordioso de Deus e não pecar mais”.

Em Gênesis 1,26 está escrito: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Deus criou os seus filhos puros, sendo sua imagem e semelhança. O que significa que a humanidade deve ser parecida com o Pai e ser fiel, como é ensinado no Evangelho. O pecado é a desobediência que rompe a comunhão com o Senhor. E, por meio da confissão, se restabelece a intimidade com o Senhor. A confissão deve ser feita, pois além de demonstrar arrependimento pelos erros cometidos, gera paz interior ao pedir perdão a Deus.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno