Especial

Quaresma: iniciação à vida cristã

Momento de preparação aos catecúmenos e aos batizados

A Igreja vive o tempo forte da Quaresma, momento de purificação e iluminação, em que muitos se preparam para iniciar a vida cristã. Sendo assim, o primeiro domingo da Quaresma é o dia indicado habitualmente para celebrar a eleição ou inscrição do nome e o 3º, 4º e 5º domingos quaresmais são reservados para as orações de libertação, com o objetivo de purificar o coração, dando força contra as tentações

Na preparação para viver a Páscoa do Senhor, a Quaresma apresenta dois grandes objetivos: “para aqueles que querem abraçar a fé ao serem batizados e para os catecúmenos que estão na catequese que é a iniciação da vida cristã”, explica o bispo da diocese de Limoeiro do Norte (CE) Dom André Vital.

Na pedagogia catequética da iniciação Cristã, o processo é prolongado no tempo, no qual a conversão evangélica se exercita para adequar a vida ao estilo do Evangelho, em fidelidade à iniciativa divina. Nesta Quaresma, é necessário aprofundar os gestos e passos no caminho de Jesus. Portanto, no processo catequético, é fundamental recuperar a centralidade do Jesus histórico, o Deus encarnado que se fez pobre e sofredor por amor aos seus filhos e filhas, dedicando-se totalmente a construir o Reino de Deus.

A Quaresma é um caminho que conduz à vida nova da Páscoa. Jesus Cristo, por seu Mistério Pascal, realizou a eterna aliança com o povo de Deus. Os exercícios da prática quaresmal, bem assumidos, ajudarão os seguidores de Jesus a viverem uma contínua conversão que não consiste apenas na participação em um ritual, mas uma plena experiência profunda e inserção no Mistério Pascal de Cristo.

Diante do tempo propício, os que estão iniciando a vida cristã devem abraçar o dom da fé, e os que já estão em Cristo devem renovar as forças. De acordo com Dom André, “a Quaresma é para todos, tanto para os que desejam iniciar a vida cristã como para os que já são batizados”. Aproveite bem este tempo e busque o Pai Eterno e ajude a propagar o seu amor pelo mundo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno