Especial

Lectio Divina: Arquidiocese de Goiânia incentiva a leitura da Palavra por meio de aplicativo

Momento que ajuda na caminhada quaresmal

A Igreja Católica vive um dos períodos mais importantes para a caminhada cristã: a Quaresma. Um tempo especial de reflexão e principalmente conversão de vida. Cheios de fé, os cristãos são chamados a viver neste período a Lectio Divina, que é a leitura orante da Palavra de Deus.

Para o diácono Guilherme Cunha, coordenador da Pastoral Vocacional, esse momento possui grande significado. Segundo ele, “é um método que nos ajuda a aproximar ainda mais da palavra de Deus. Não é somente uma leitura simples, que se faz. Mas também não é algo tão aprofundado como Exegese. Sendo assim, a Lectio Divina é para todos”, explica o diácono.

A leitura orante é dividida em quatro momentos, são eles: a leitura, meditação, contemplação e ação pela qual o Senhor chama cada um. Tornando a palavra do Pai Eterno cada vez mais próxima das comunidades e, principalmente, dos jovens.

Incentivada em 2007 pela Arquidiocese de Goiânia, a Lectio Divina Quaresmal foi crescendo com o passar do tempo. Neste ano de 2024, completa 17 anos sendo realizada. Para celebrar, e incentivar o estudo bíblico, foi lançado o aplicativo Lectio Divina Arquidiocese de Goiânia para facilitar o acesso à reunião.

Em 2023, a Lectio Divina esteve presente em 6 paróquias. Mas, este ano se expandiu para 12 paróquias e 4 escolas católicas distribuídas de forma estratégica. “A ação faz parte do pedido de Dom João Justino, para ampliar e buscar participação cada vez maior dos jovens. Além de atender aos sábados às escolas”, informa o diácono Guilherme.

Isadora Cristina é uma das jovens que participa da Lectio Divina. Para ela, “esse momento é muito importante, pois é quando fazemos estudos da Palavra de Deus neste tempo de Quaresma. Encontramos com Ele de forma muito especial que é diante ao Santíssimo Sacramento e podendo, assim, sermos colaboradores na construção de uma comunidade do amor”. Ainda de acordo com Isadora, o aplicativo veio para somar, “nos ajuda muito, pois tem todo o roteiro para participar ativamente”.

As atividades ligadas a Lectio Divina se estabeleciam tradicionalmente na Paróquia Universitária São João Evangelista, referência e ponto de encontro até expandir para outras igrejas. Procure a sua comunidade e veja os horários da Lectio e participe. No quinto sábado da Quaresma, dia 16, a juventude da arquidiocese vai estar reunida para viverem juntas “O Caminho das Sete Igrejas”, com início na Paróquia São João Evangelista.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno