Especial

Quaresma e a experiência da Lectio Divina

Leitura Orante ajuda na caminhada para viver a Páscoa de Deus

É tempo de Quaresma, momento em que a Igreja Católica caminha rumo ao Céu. É um tempo forte de renovação do amor ao Pai Eterno. A cada ano, é possível viver uma preparação eficaz que mostra a verdadeira face da salvação, na Ressurreição de Jesus, por meio de algumas práticas como a Lectio Divina, que é a leitura orante da Palavra de Deus.

A leitura orante é utilizada para o estudo da Bíblia, e funciona como quatro degraus espirituais. Segundo o prefeito de liturgia do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Sidney Martins, “é um momento especial para entrarmos em comunhão com o texto sagrado e colocar a Palavra do Pai no centro da nossa vida”, diz o religioso.

Durante esse tempo quaresmal, a Arquidiocese de Goiânia é agraciada com a Lectio Divina. Uma ferramenta de mudança de vida, muito difundida entre os joven, cujo objetivo é a Leitura Orante da Palavra de Deus, apoiada na Liturgia de cada Domingo da Quaresma. Preparando o coração ao contemplar o Sacrifício de Cristo com a Adoração ao Santíssimo.

Neste ano, a Arquidiocese de Goiânia leva a Lectio Divina em 12 paróquias e 4 escolas católicas distribuídas de forma estratégica. “A ação faz parte do pedido de Dom João Justino, para ampliar e buscar participação cada vez maior dos jovens. Além de atender aos sábados às escolas”, informa o diácono Guilherme Cunha, da Arquidiocese de Goiânia.

Um dos passos mais bonitos da Leitura Orante da palavra é se colocar a escutar a voz de Deus. Como, por exemplo, o chamado de Samuel. “É você colocar o seu nome e sentir-se tocado pelo chamado do Pai, e como Samuel, dar o sim. E viver o que está na Bíblia”, explica padre Sidney.

Ao atender o chamado com o coração aberto, vidas são transformadas. Foi por meio de uma Lectio Divina na Quaresma que o diácono Guilherme Cunha descobriu que sua vocação era o sacerdócio. Em 2015, ele “estava namorando e com planos de casamento, mas, durante a quaresma daquele ano, a inquietação vocacional retornou forte”, disse o diácono.

Aproveite esse momento e viva em comunhão com a Palavra do Pai. Leia quantas vezes for preciso a Bíblia, após, deixe que o silêncio no seu coração vá acolhendo a Palavra em meditação. Siga uma caminhada mais vívida do Mistério da Páscoa. Viva dias mais reflexivos e alegres com o ressoar da Salvação no coração.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno