Especial

Oração no tempo da Quaresma

Ajuda a elevar a alma ao Pai Eterno

A Quaresma é tempo de penitência, conversão e renúncias espontâneas, sinal da participação no mistério pascal de Cristo. O ponto crucial deste tempo é o genuíno desejo de crescimento espiritual por parte dos fiéis. Assim, o tempo quaresmal prepara a pessoa para morrer para as coisas que tornam triste a vida – o pecado -, e abrir-se à luz do Ressuscitado.

O melhor caminho para alcançar essa luz é a oração, que ajuda a lidar de forma diferente com as dificuldades. “Sejam quais forem os problemas, pessoas que oram e exercem a sua fé conseguem passar por situações adversas amparadas pelo Pai Eterno”, explica o prefeito de liturgia da Matriz de Campinas, fráter Eurípides Junior.

Para ajudar nos momentos de oração, o Portal Pai Eterno indica os sete Salmos Penitenciais (Sl 6, 31, 37, 50, 101, 129 e 142) que representam um antiquíssimo modo de rezar a partir da Palavra de Deus sob a perspectiva da conversão, além de constituírem um excelente método preparatório para o Sacramento da Reconciliação, suscitando na alma o arrependimento das faltas causado pelo pesar em se haver ofendido a Deus tão bondoso e misericordioso. Estes salmos podem ser rezados de forma contínua ou alternada nos dias da Quaresma.

Em um pensamento, São João Damasceno diz que a oração: “é a elevação da alma para Deus ou o pedido feito a Deus de bens convenientes”. O Papa Francisco completa esse pensamento ao afirmar que “a oração é expressão de abertura e de confiança no Senhor: é o encontro pessoal com Ele, que abrevia as distâncias criadas pelo pecado. Rezar significa dizer: ‘Não sou autossuficiente, tenho necessidade de Ti, Tu és a minha vida e a minha salvação’”.

Essa “elevação da alma” é um gesto de reconhecimento de alguém que sabemos ser maior do que nós! Isso significa reconhecer nossa pequenez e fragilidade, e erguer o coração ao alto, entendendo-nos necessitados. Desse modo, a oração nos auxilia a crescer na humildade, que não é sem alegria, mas é “a humildade como a disposição necessária para receber gratuitamente o dom da oração: o homem é um mendigo de Deus”, refletiu o Santo Padre.

Somente a oração pode nos levar onde Deus deseja, por isso “Orai sem cessar” (1Ts 5,17). Mais que intensificar a prática da oração, o Apóstolo convida-nos a uma atitude de permanente comunhão com Deus. Faça a leitura orante da Bíblia e a oração mental ou meditação cristã, que podem ser baseadas na liturgia diária. Do mesmo modo, bons propósitos podem ser estabelecidos durante certos momentos da Quaresma, como a participação na Santa Missa em um ou mais dias na semana, para além do preceito dominical.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno