Especial

Quaresma: entenda o Sacramento da Reconciliação

É preciso arrepender-se de todo o coração pelos pecados

A Igreja Católica vive o tempo forte da Quaresma, período de aproximar-se mais do Divino Pai Eterno. Este momento leva os cristãos a refletirem sobre a fidelidade ao Pai, renovando a fé para um fortalecimento espiritual. Para ajudar nesta caminhada, os católicos contam, em especial neste tempo, com o Sacramento da Reconciliação.

Em preparação para a Páscoa do Senhor, “nós católicos somos convidados a participar do Sacramento da Reconciliação por meio de uma oração intensa de encontro com o Deus misericordioso”, explica o padre Gualter Pereira da Diocese de Patos de Minas (MG). Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a conversão não é apenas uma obra humana, mas de Deus, torna-se concreta através do Sacramento da Reconciliação.

Sobre esse sacramento, o Papa Francisco ensina que deve ser uma cura. “Quando vou me confessar é para me curar, para curar a minha alma. Para sair com mais saúde espiritual. Para passar da miséria à misericórdia. E o centro da confissão não são os pecados que dizemos, mas o amor divino que recebemos e que sempre precisamos. O centro da confissão é Jesus que nos espera, nos escuta e nos perdoa. Lembrem-se disto: no coração de Deus, nós estamos antes dos nossos erros. Rezemos para que vivamos o Sacramento da Reconciliação com uma profundidade renovada, para saborear o perdão e a infinita misericórdia de Deus”, reflete o Santo Padre.

Reconciliação, volte-se para o Pai
Segundo o padre Gualter Pereira, o Sacramento da Reconciliação é uma oportunidade para os fiéis se voltarem para o Pai. “Por isso, confessar os pecados diante de um sacerdote confere o perdão. Desde que a pessoa arrependa-se dos atos cometidos com sinceridade e com bons propósitos para uma mudança de vida, para que o Pai misericordioso ofereça a luz da Sua palavra para seguirmos avante na caminhada cristã”, diz o religioso.

O sacerdote destaca que a confissão é um ato que une e leva cada filho e filha a experimentar a misericórdia do Pai, que acolhe e, através do sacerdote, convida para mais perto de Si. Quando o pecado original entrou na vida de cada homem, a aliança com o Senhor foi quebrada, porém, com o Sacramento da Reconciliação a aliança se constitui novamente.

Encontro com o Pai Eterno
Para o Papa Francisco, o Sacramento da Confissão é uma reconciliação. “Quando um fiel recebe o perdão de Deus, é sempre um encontro real de salvação, na qual o abraço do Senhor é capaz de mudar, converter, curar e perdoar”, diz Francisco que convida “rezemos para que vivamos o Sacramento da Reconciliação com uma profundidade renovada, para saborear o perdão e a infinita misericórdia de Deus”, pede o Papa.

Padre Gualter, destaca, por fim, que “quando procuramos dizer ‘não’ ao pecado todos os dias e abraçar com generosidade os propósitos que Deus tem para cada um de nós, vivemos os planos do Pai. Basta pedirmos ao Senhor a luz do Espírito Santo para nos iluminar com um bom arrependimento, conversão e reconciliação autenticamente cristã”, finaliza o religioso.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno