Especial

Quaresma: cantando Salmos no período quaresmal

Uma oração cantante na Palavra do Pai

Todos os cristãos estão acostumados a ouvir a leitura dos salmos durante as celebrações. É uma parte integrante da Liturgia da Palavra e, por isso, é algo que não pode ser retirado da missa. O salmo é, também, Palavra de Deus, e neste período quaresmal pode ser usado para falar com o Pai Eterno durante os cânticos.

Segundo o músico e teólogo, Eurivaldo Ferreira, os salmos permitem louvar com a própria Palavra de Deus. “O canto é uma parte importante da liturgia, sendo importante para ajudar as pessoas a vivenciarem o momento pelo qual a comunidade da Igreja vive”, explica o Eurivaldo.

Os salmos são uma ótima maneira de rezar durante a Quaresma. Afinal, eles ecoam as emoções do coração e nos aproximam de Deus. Desde o século VII, tornou-se uma prática espiritual comum rezar os sete salmos penitenciais durante a Quaresma. Esses salmos, em particular, expressam tristeza pelos pecados e lembram da misericórdia de Deus.

O Papa Francisco, ao meditar sobre uma mensagem do Evangelho, aponta a oração e a escuta da Palavra de Deus como meio de encontrar o rosto de Jesus e não desviar d’Ele o olhar. “Ao longo dos caminhos da existência, por vezes tortuosos, procuremos o seu rosto, cheio de misericórdia, de fidelidade, de esperança. Ajudam-nos a fazê-lo a oração, a escuta da Palavra e os Sacramentos: a oração, a escuta da Palavra e os Sacramentos ajudam-nos a manter o olhar fixo em Jesus. E este é um bom objetivo para a Quaresma: cultivar olhares abertos, tornarmo-nos buscadores de luz, buscadores da luz de Jesus na oração e nas pessoas”. (Mensagem do Papa Francisco no Angelus de 25 de fevereiro de 2024). 

A Igreja, nesse tempo, seleciona leituras especiais, colocando-as na liturgia de cada dia, a fim de despertar os fiéis para uma mudança de vida, aproximando-os de Deus, para se recolherem mais em oração e se submeterem a penitências e abstinências. Tudo com o propósito de suplicar com mais fervor a salvação que vem de Deus. Cada cristão pode cantar Salmos e falar com o Pai Eterno. Portanto, com alegria, receba o convite que Deus te faz, busque Ele por meio do louvor e oração nesta Quaresma.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno