Especial

Quaresma: é tempo de mudança de vida

Momento de busca espiritual para viver a Páscoa do Senhor

A Igreja Católica convida a todos a viver um momento de conversão muito especial durante a Quaresma. É um tempo único na vida dos cristãos, um tempo de reflexão, retiro popular e, principalmente, um chamado à conversão. Uma das mais importantes práticas quaresmais adotadas pelos fiéis neste tempo é a oração, somente por meio dela é possível uma conversão verdadeira.

As experiências que nos elevam até Deus durante esse tempo são válidas. Segundo o padre Carlito Bernardes, professor de Sagrada Escritura na Pontifícia Universidade Católica e pároco da Paróquia Divino Pai Eterno em Anápolis (GO), “não é apenas deixar as coisas erradas de lado. A verdadeira conversão é nos colocar na presença de Deus no nosso coração e vida”, explica padre Carlito.

Ao entregar a vida nas mãos do Senhor, as ações passam a refletir os ensinamentos de Jesus. No entanto, para conhecer verdadeiramente o Pai, é necessário um processo de conhecimento, mergulho na Palavra e diálogo com o Criador. Ao olhar a Sagrada Escritura, vemos que essa comunicação com o Senhor teve início com Adão e Eva no Jardim do Éden.

Quando o ser humano não tem necessidade do diálogo com o Pai, é porque perdeu o sentido da sua existência. O próprio catecismo diz que a criatura sem o Criador se esvai. Ou seja, perde todo o sentido que dá ânimo para viver. Assim, a oração vai ao encontro dessa necessidade primordial da natureza humana.

Oração verdadeira
Deus não quer orações moldadas, como aquelas que se aprende na infância. O diálogo com Deus é natural, uma conversa amistosa entre um filho e seu Pai. De acordo com o padre Carlito, “é intensificar as orações em vista da humilhação por meio das nossas penitências. Para que, por meio das mortificações, Deus possa reinar em nossa vida. Ao dilatarmos o nosso coração, podemos conversar com o Pai”, explica o religioso.

Aproveite este tempo quaresmal e intensifique o diálogo com o Pai Eterno. Reconheça como um ser limitado, que não é nada diante das dificuldades, pois nos momentos de sofrimento é que as lágrimas se tornam verdadeiras adorações de clamor que chegam ao Céu. Em Mateus 7:7-8 está: “Pedi e vos será dado, procurai e encontrarei, batei e a porta será aberta. Todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e quem bate, a porta será aberta”. Só cabe a você decidir qual sentido quer para sua vida, e o Pai Eterno está de braços abertos para você.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Rose Faria Barbosa
    13/3/2024 - 05:08:42

    Maravilhosa essa reflexão!! Da animo e aumenta a nossa força em firmar nossas orações

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno