Especial

Nas incertezas, confie no Pai Eterno

Somente pela fé é possível ver o milagre

Em tempos de incerteza, a fé se faz totalmente primordial. É natural que o ser humano sinta medo em relação às atribulações e ao futuro. No entanto, é exatamente nesses momentos que a fé no Pai Eterno se torna mais importante.

A Escritura Sagrada ensina que a fé é a certeza daquilo que se espera e a prova das coisas que não são vistas (Hebreus 11:1). Em meio às atribulações, é a fé que sustenta e dá esperança. É ela que faz lembrar que o Pai está no controle de todas as coisas, mesmo quando tudo ao redor parece desmoronar.

No relato maravilhoso das Bodas de Caná, encontra-se uma pergunta que muitas vezes passa despercebida. Em João 2:1-11 é narrado que, durante um casamento em Caná, para o qual Jesus fora convidado com seus discípulos, acabou-se o vinho. Maria, mãe de Jesus então diz ao filho: “Eles não têm mais vinho”, ao que Jesus responde: “Mulher, por que dizes isto a mim? Ainda não é chegada a minha hora.

Diante da situação, a mãe de Jesus pede aos servos que façam o que Jesus mandar. Ele ordenou que preenchessem os vasilhames com água e tomassem um pouco dela para servir ao presidente da mesa. Após prová-la, e sem saber de onde vinha essa porção, ele congratulou o noivo por não seguir o costume de servir primeiro o bom vinho, servindo-o por último. João adiciona ainda que: “Com este milagre, deu Jesus em Caná da Galileia princípio aos seus milagres, e assim manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele”.

Com esse relato, o Arcebispo Emérito de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, ressalta que “não temos tempo para ficar dando explicações. E todos em algum momento, seja no momento de decidir, de fazer e de tomar grandes decisões, já fizeram essa pergunta: ‘O que eu tenho a ver com isso? Não me importa, lavo as mãos…’ Mas, é uma pergunta provocadora. Que ensina o mais importante, diante das dúvidas e incertezas, vale a pena confiar mesmo sem saber de que lado estamos. O importante é tomarmos a iniciativa para ver o milagre do Pai ainda hoje”.

A fé em Deus nos leva a descansar em sua soberania, sabendo que Ele tem um plano para cada um de nós, mesmo que não compreendamos completamente seus caminhos. Ela nos leva a buscar a presença de Deus em oração, a estudar a Sua Palavra e a confiar em Suas promessas.

Quaresma, medite na leitura
Leitura do Livro do Profeta Isaías – (Is 49,8-15)

Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10 não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água. 11 Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12 Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”. 13 Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14 Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15 Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti.

– Palavra do Senhor.

– Graças ao Pai Eterno!


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno