Notícias

Dia Mundial da Água: elemento é prosperidade para a humanidade

Levando a reflexão dos cuidados com a casa comum

O Dia Mundial da Água é celebrado nesta sexta-feira (22), e reforça o apelo por uma gestão sustentável em todo o mundo. Segundo a Unesco, a gestão sustentável da água gera uma infinidade de benefícios para indivíduos e comunidades, incluindo saúde, segurança alimentar e energética, proteção contra riscos naturais, educação, melhoria dos padrões de vida e emprego, desenvolvimento econômico e uma variedade de serviços ecossistêmicos.

A edição deste ano de 2024 do Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água das Nações Unidas destaca como desenvolver e manter a segurança hídrica e o acesso equitativo aos serviços de água. A agência defende que por meio dos benefícios que a água leva é a prosperidade e que a partilha equitativa desse benefício promove a paz.

Para a agência, a gestão da água tem de levar em conta as novas realidades econômicas e sociais, incluindo as mudanças climáticas e geopolíticas e as suas implicações nos recursos hídricos. Promover a água para a prosperidade e a paz, portanto, requer ações além do domínio hídrico.

Casa Comum, reflete na preservação da natureza e compromisso com o futuro
A encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, convida a sociedade a refletir sobre os cuidados com o meio ambiente e a preservação da casa comum, o planeta Terra, o principal meio de sobrevivência para a humanidade. E a pensar nos diversos males que os homens têm causado ao planeta Terra, em virtude da ação descontrolada da atividade humana, em busca do poder e do progresso econômico.

Nessa encíclica, em razão da deterioração global do ambiente, Papa Francisco se dirige a cada pessoa que habita neste planeta e faz um apelo, sobre o urgente desafio de proteger a “casa comum” e inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral. O sumo Pontífice convida a renovar o diálogo sobre o futuro do planeta.

O cuidado com o planeta perpassa por diversas questões, como o consumo consciente, uso racional da água e dos recursos energéticos, preservação dos mares, respeito à natureza e a todos os seres que nela habitam.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno