Notícias

“Os jovens são a esperança viva da Igreja”, diz Papa

E devem ser ouvidos com a vida e o coração

Papa Francisco durante a JMJ 2023, em Lisboa (VATICAN MEDIA Divisione Foto)

Da Redação, com Vatican News

Em decorrência do 5º aniversário da publicação da exortação apostólica pós-sinodal “Christus Vivit”, Papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens do mundo todo. No texto, o Pontífice disse “Cristo vive e ama-te infinitamente. E o seu amor por ti não está condicionado pelas tuas quedas ou pelos teus erros. Ele que deu a sua vida por ti, não espera pela tua perfeição para te amar”, enfatiza Francisco.

Diante do atual contexto internacional marcado pelos conflitos e sofrimentos, Francisco disse que pode imaginar que muitos jovens se sintam desanimados. Por isso, convida-os a não se deixarem dominar pelo medo e pelo desânimo, mas a serem motores para o mundo: “Recomendo-vos que nunca nos deixeis faltar o vosso barulho bom, o vosso impulso como o de um motor limpo e ágil, o vosso modo original de viver e anunciar a alegria de Jesus Ressuscitado!”.

Na mensagem, o Papa recordou o seu primeiro contato com os jovens, logo que foi eleito, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, em 2013: “Ao início do meu Pontificado, durante a JMJ do Rio de Janeiro, disse-vos em alto e bom som: fazei-vos ouvir! E o mesmo continuo a pedir-vos hoje: fazei-vos ouvir, gritai, não tanto com a voz, mas sobretudo com a vida e o coração, esta verdade: Cristo vive! Para que toda a Igreja seja impelida a levantar-se e pôr-se incessantemente a caminho a fim de levar a sua Boa-Nova a todo o mundo”.

Sinodalidade, fruto do contato com os jovens
Ao refletir especificamente sobre a exortação “Christus Vivit”, que retrata a imagem de uma Igreja que quer caminhar junto e, portanto, escuta, dialoga e discerne constantemente a vontade do Senhor, Francisco recorda que há mais de cinco anos, muitos jovens de várias partes do mundo foram convidados a compartilhar suas expectativas e desejos em vista do Sínodo sobre os Jovens. “Centenas de jovens vieram a Roma e trabalharam juntos durante alguns dias, recolhendo as ideias a propor: graças ao seu trabalho, os Bispos puderam conhecer e aprofundar uma visão mais ampla do mundo e da Igreja. Foi um verdadeiro “experimento sinodal”, que produziu muitos frutos e preparou a estrada também para um outro Sínodo, aquele que estamos vivendo nos últimos anos, precisamente sobre a sinodalidade”.

Ao concluir a mensagem, o Papa se dirige diretamente aos jovens expressando sua gratidão: “Queridos jovens, vós sois a esperança viva de uma Igreja em caminho! Por isso agradeço a vossa presença e contribuição para a vida do Corpo de Cristo”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno