Especial

Da Páscoa a Pentecostes: uma jornada de fé

Momento de levar a Palavra a todos

A Páscoa e Pentecostes são grandes Festas estabelecidas pelo Senhor. Entre essas duas celebrações há um período muito importante destacados nos Evangelhos e no livro de Atos. Nas escrituras, está a simples contagem de dias e semanas compreendidos entre as celebrações, além de apontar para uma jornada de crescimento espiritual por meio da fé.

Com a alegria da Páscoa, os cristãos possam seguir guardando a sua fé. De acordo com o Papa Francisco, “devemos guardar a fé para não sucumbir à tribulação nem cair na resignação de quem já não vê uma via de saída. O Evangelho nos faz contemplar uma atitude de Jesus: rezar. Somente por meio da oração é possível guardar a fé”, reflete Francisco.

O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no décimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque Ele ficou quarenta dias, após Sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos. Hoje, Ele ensina, “guarde a sua fé. Mantenha o olhar voltado para o Céu, veja o amor do Pai que te chama”.

Para viver a celebração de Pentecostes daqui alguns dias, a Igreja se prepara por meio de intensa oração e reflexão. O Espírito Santo é o grande dom do Ressuscitado, comunicado por Ele mesmo aos discípulos e a todo povo de Deus. Portanto, renove a sua fé e confiança na força de Deus que foi comunicada pelo seu Filho.

Pentecostes
Foi no dia de Pentecostes que o Espírito Santo foi derramado sobre os seguidores de Jesus Cristo em Jerusalém. Aquele foi um evento singular, pois ali se cumpriram as Escrituras. A promessa de que o Espírito Santo seria derramado sobre toda carne havia chegado (Joel 2:28-32; Atos 2:16-21).

Um indicativo do caráter universal do convite do Evangelho. As Boas Novas da salvação deveriam ser anunciadas a todas as nações, povos, tribos e línguas. Quando o Espírito Santo foi derramado, os primeiros cristãos que estavam reunidos no cenáculo falaram em outras línguas.

Entre a última Páscoa e o Pentecostes, os discípulos viram o Cristo ressurreto ascender ao Céu. Durante esses poucos dias eles também obedeceram à ordem para permanecerem em Jerusalém, até que chegou o dia quem o Espírito Santo veio sobre eles.

O Espírito sopra o novo de Deus em sua vida, deixe se conduzir por Ele. É dessa graça que a humanidade precisa, a graça de nascer do Espírito para ser conduzidos por Ele, vento incessante que não cessa de soprar.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno