Especial

Matrimônio, ícone do amor do Pai Eterno

O rosto do marido e da mulher se transformam no rosto de Cristo

A Sagrada Escritura revela que Deus criou o casamento para o bem do seu povo. Mesmo na contramão do que o mundo diz, o casamento não é um efeito do acaso. O elo é uma sábia instituição do Criador para realizar na humanidade o seu desígnio de amor.

Na busca por um casamento abençoado e duradouro, foi realizado no último fim de semana o “Encontro Matrimonial Mundial”, na Bahia. Com o intuito de gerar cada vez mais cumplicidade entre os cônjuges. De acordo com o coordenador do encontro, Emerson Sanches, a rotina de casal pode levar à perda de comunicação. Por isso, o evento atua na base do diálogo.

Para Alzira Sanches, coordenadora do evento juntamente com o seu esposo Emerson, “uma maneira de se comunicar corretamente com o cônjuge é na base do sentimento. Pois não devemos guardar sentimentos tanto felizes como tristes de quem está ao nosso lado”, explica Alzira, que enfatiza que ao expor os sentimentos gera uma relação mais profunda.

O diálogo é a chave para o bem viver de todo o casal. Convivência entre si e com Deus. O Encontro Matrimonial Mundial acolhe inclusive os casais que não são casados na Igreja ou que estão em segunda união. Além disso, auxilia também na preparação dos casais para outros movimentos e serviços ligados à Igreja, como ações voltadas para a família.

141 encontros já foram realizados em Salvador, nos 41 anos de existência. Cerca de 3 mil casais já participaram do momento. Com origem na Espanha em 1952, o encontro Matrimonial Mundial chegou no Brasil há 30 anos na cidade de Itaici no interior de São Paulo por meio do padre redentorista Jack Kennington.

De acordo com o padre Gabriel dos Santos Filho, coordenador do Encontro Matrimonial Mundial, é nítido o crescimento do casal que passa pelo encontro. “É uma evolução pessoal e conjugal, que contribui para a criação dos filhos também. Melhorando toda a família”, comenta o religioso.

Procure na sua comunidade religiosa as ações que são desenvolvidas para os casais. Participe de momentos de evolução espiritual em família, com instruções que devem ser passadas para os filhos e assim por diante.

Missão do matrimônio
No sacramento do matrimônio, os cônjuges vão aceitar a missão de amar o cônjuge não de acordo com seus desejos, mas de amar como o Senhor ama a Igreja, como Ele ama toda a humanidade, como Ele ama cada ser humano.

O casal, deve dizer do profundo do seu coração um ao outro: eu o aceito como a pessoa por meio da qual Cristo vai se aproximar de mim. Cada um se aceita e se doa ao outro como lugar privilegiado de encontro com o Senhor. Cada um se transforma para o outro em santuário vivo, onde encontra Cristo. O rosto da esposa e do marido se transformam no rosto de Cristo: rosto cheio de amor, de ternura, generosidade, entrega e fidelidade. Por isso, Deus os chama a se transformar em sinais permanentes de amor em sacramentos vivos.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno