Especial

Missionariedade do cristão se faz por meio da Igreja em Saída

Com gestos concretos para levar a luz do Pai

A Igreja tem a tarefa de seguir os passos de Jesus, que foi um profeta em seu tempo. Essa missão abraça tanto a evangelização quanto a responsabilidade social, uma vez que o profeta não apenas proclama o amor de Deus, mas também defende os direitos dos mais vulneráveis, oferecendo esperança para abrir horizontes de um futuro de salvação para o povo.

Diante desse contexto, o Papa Francisco instituiu o conceito de ‘Igreja em Saída’. Segundo o padre Irineu Claudino da diocese de Colatina (ES), o Pontífice navega no grande rio da tradição católica, que é levar a Igreja ao mundo. “A Igreja é, por sua natureza missionária, o povo de Deus e tem característica sinodal. O que significa sair da comunidade e ir às periferias que precisam da luz do Evangelho”, comenta padre Claudino.

Para os dias atuais, o Santo Padre afirma que o modelo deve ser uma Igreja em saída. “É vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo”.

Em concordância com as declarações do Papa, o Documento de Aparecida afirma: “A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Isso não depende de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos, discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja se reconhecer com a luz e a força do Espírito”.

Para ser uma Igreja em Saída, todos os cristãos são convidados a entender qual a sua missão. E se perguntar: “o que eu posso fazer para ajudar a Igreja a ser mais dialogal, uma Igreja de atitude filantrópica e de maior participação no mundo”? 

Todo cristão é missionário
Em Mateus 28,19, está escrito: “Ide e ensinai a todas as nações”. Jesus Cristo, com este pedido, confiou aos apóstolos a missão de anunciar a proposta do Reino de Deus. Todavia, antes de anunciar, é preciso viver o que se anuncia. Um anúncio sem vivência não convence. Essa missão, outrora confiada aos apóstolos, hoje é confiada aos cristãos. Cada cristão tem a responsabilidade de viver e compartilhar a fé que, no decorrer dos séculos, nos foi transmitida pela Santa Igreja.

Para anunciar Jesus Cristo, não basta apenas conhecê-Lo; é preciso amá-Lo: somente quem ama se doa pela pessoa amada. A missão do cristão em anunciar Jesus Cristo começa na entrega e se sustenta no amor. Sem doação e amor, o cristão poderá até falar de Jesus Cristo, mas suas palavras não provocarão adesão a Ele. Não basta ser apenas cristão; é preciso ser um cristão apaixonado pelo Reino de Deus. Isto faz a diferença!


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno