Notícias

5º dia de Romaria: Novena Solene é presidida pelo arcebispo de Pouso Alegre (MG)

“Recomeçar na Prudência” foi o tema da celebração campal, que aconteceu na Praça do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, na noite de 28 de junho

Dom José Luiz Majella Delgado celebrou o 5º dia de Novena Solene ao Divino Pai Eterno. Fotos: Rodolfo Cândido

O quinto dia da Novena Solene em Louvor ao Divino Pai Eterno foi conduzido pelo arcebispo de Pouso Alegre (MG), Dom José Luiz Majella Delgado, CSSR. “Recomeçar na Prudência” foi o tema da celebração campal, que aconteceu na Praça do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, na noite de terça-feira, dia 28 de junho.

Em sua homilia, o arcebispo destacou a importância da prudência como valor cristão, pois é fundamentada nos princípios da fé e reside no intelecto humano. Segundo ele, é essa virtude quem julga e discerne o que é mais adequado para atingir o maior bem. “A prudência é a virtude dos corajosos. A prudência tem a ver com a capacidade de pensar no futuro. É a prudência que nos ajuda a discernir as circunstâncias ao nosso redor e nos fazer decidir pelo bem”, ressaltou.

Conforme exposto por Dom José, na linguagem evangélica, o homem prudente não está livre das circunstâncias adversas, no entanto, as circunstâncias adversas não o levam à ruína. “Sobre quem é prudente e quem é imprudente, a chuva cai do mesmo modo, as ondas violentas e os ventos fortes virão igualmente. A diferença é que o prudente soube lançar raízes profundas, enquanto que o imprudente, constrói na superficialidade”, expressou.

Neste sentido, conforme apontado por ele, a reflexão sobre prudência nos ensina que, por mais que o espírito do cristianismo seja o de solidariedade, há coisas que somente a pessoa pode fazer por si mesma. “É urgente recuperar e cultivar a virtude da prudência. Somente através dela, poderemos discernir e distinguir o bem do mal, o justo do injusto, o verdadeiro do falso”, finalizou. Confira, abaixo, mais fotos.

Novena Solene

A Novena Solene teve início no primeiro dia da Romaria do Divino Pai Eterno (24/06) e todos os dias tem sido celebrada por um bispo distinto. Até o momento, já participaram, o arcebispo de Goiânia (GO), Dom João Justino de Medeiros Silva; o bispo de Campo Maior (PI), Dom Francisco de Assis; Dom Frei Jaime Spengler, O.F.M, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar da arquidiocese de Goiânia (GO).

Confira abaixo os bispos que celebram nos próximos dias.

– 29 de junho, quarta-feira: Dom José Luiz Ferreira Sales, bispo de Pesqueira (PE);
– 30 de junho, quinta-feira: Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, bispo de Borba (AM);
– 1º de julho, sexta-feira: Dom Ricardo Hoeperts, bispo de Rio Grande (RR) e presidente da Comissão Pastoral para a Vida e a Família da CNBB;
– 2 de julho, sábado: Dom Darci José Nicoli, arcebispo de Diamantina (MG).

Texto: Blender Barbosa

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno