Especial

Protomártires do Brasil

No dia 03 de outubro, a Igreja no Brasil comemora a Memória dos Protomártires […]

IMAGEM: ACIdigital.com

No dia 03 de outubro, a Igreja no Brasil comemora a Memória dos Protomártires do Brasil: os Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e outros 27 companheiros leigos, Mártires, brutalmente trucidados pelos invasores holandeses e índios a eles associados em 1645. 

Em um domingo, 69 pessoas se encontravam na capela de Nossa Senhora das Candeias para participar celebração da Santa Missa. Logo, o local foi cercado e invadido por soldados holandeses que mataram a todos, até mesmo o pároco da igreja, Padre André de Sovera, que presidia a celebração. As pessoas lá presentes não ofereceram resistência. Muitos habitantes do local se refugiaram no Forte dos Reis Magos ou em abrigos. 

No dia 3 de outubro, aproximadamente 80 pessoas também foram mortas. Os holandeses, que eram calvinistas, quiseram fazê-los renunciar à fé católica. Todos resistiram e terminaram sacrificados. Entre eles havia um homem chamado Mateus Moreira que, antes morrer, exclamou: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. 

Os mártires foram beatificados no dia 5 de março de 2000, pelo Papa João Paulo II, e canonizados no dia 15 de outubro de 2017 pelo Papa Francisco. 

Segundo São João Paulo II, “André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Presbíteros, e 28 companheiros leigos pertencem a essa geração de mártires que regou o solo pátrio, tornando-o fértil para a geração dos novos cristãos. Eles são as primícias do trabalho missionário, os Protomártires do Brasil”. 

Com informações do Portal das Missões 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno