Especial

Santa Helena, padroeira dos convertidos 

Santa Helena catequizou-se na fé cristã, mostrou piedade aos mais fragilizados e lutou muito por liberdade religiosa.

FOTO: Reprodução site iQuilibrio.com

Hoje, 18 de agosto, é celebrado o Dia de Santa Helena, batizada como Flávia Júlia Helena – também conhecida por Helena Augusta ou Helena Constantinopla. Nasceu no século III em 255, em Bitínia, Turquia. Descendente de família pobre, se tornou a mãe do primeiro imperador cristão romano: Constantino Magno.

Uma grande figura materna, preocupou-se a vida toda com seu filho. Mesmo com toda a sua dedicação ao filho, não descuidou-se do lado apostólico e dos mais necessitados. Santa Helena casou-se com Constantino, Imperador de Roma. Com a morte dele, o filho de Helena, também chamado Constantino, mandou trazer sua mãe para a corte. Nesta época, Helena já era cristã e rezou pela conversão do filho.

Iluminado pela oração da mãe e por um sonho, Constantino pintou cruzes nas bandeiras usadas em uma batalha e logrou a vitória. Assim, o imperador cessou a perseguição contra os cristãos, garantindo a liberdade religiosa, e deu à Helena o título de “Augusta”.

Helena dedicou-se à propagação do cristianismo em todo território romano. Ela defendeu a construção de templos e ajudou obras de assistência aos mais necessitados. Em idade avançada, saiu em peregrinação para a Palestina e ajudou o bispo Macário a identificar a verdadeira Cruz de Jesus. Mais tarde, no ano de 330, ela faleceu, deixando um importante legado de serviço à Igreja do Senhor.

Oração a Santa Helena

Gloriosa Santa Helena, casta esposa do imperador Constâncio, recebeste do céu a valiosa graça de descobrir o local onde tinha sido oculta a Santa Cruz onde Nosso Senhor Jesus Cristo derramou o seu Sagrado Sangue pela redenção da humanidade. Tiveste um sonho, no qual viste a Santa Cruz nos vossos braços. Descobriste a Cruz de Nosso Senhor, a Sagrada coroa de espinhos, os sagrados cravos com que os seus algozes pregaram as suas mãos e os seus pés no madeiro. Destes um cravo ao vosso irmão. Ficaste com outro e o terceiro atirastes ao mar, para amainar a tempestade que ameaçava afundar o barco em que conduzíeis a Santa Cruz. Pela Cruz que descobriste, pela Coroa de espinhos e pelos Cravos, eu vos peço, Santa Helena, sede a minha advogada junto a Nosso Senhor Jesus Cristo. Defendei-me, senhora, das tentações, dos perigos, das aflições, dos maus pensamentos e dos pecados.

Guiai-me nos meus caminhos, dai-me a força de suportar as provas que me forem impostas por Deus, livrai-me do mal.

Amém.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno