Jornal Santuário: Informação que evangeliza

  20 de abril de 2016 • 11h07 • Atualizado em 20/04/2016 • 12h15

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_04_20_003O Jornal Santuário foi o tema abordado no quadro Fique por Dentro, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 20. Elaborada pela equipe de jornalismo da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), a publicação sempre está disponível no Santuário Basílica e também é entregue em outros locais de Trindade (GO). (Assista ao vídeo abaixo)

A coordenadora de jornalismo da Afipe, Simone Borges, contou que tudo começou há mais de uma década: “O jornal surgiu há mais de dez anos como uma forma de levar aos romeiros do Divino Pai Eterno uma comunicação, uma forma de evangelizar, de levar mais informações a eles sobre a fé e a devoção ao Divino Pai Eterno. Antigamente ele era feito uma vez ao ano, sempre durante as Romarias. Desde 2010, ele passou a ser um jornal mensal. Como tentamos alcançar os romeiros de todo o mundo, a gente também passou a disponibilizar a versão online do Jornal Santuário no portal Pai Eterno”.

Toda a edição do jornal começa na reunião de pauta. A equipe composta por jornalistas define os assuntos a serem abordados no mês. “Também sai da reunião de pauta os entrevistados que temos conhecimento, que são devotos, pessoas de muita fé que vem a Trindade, ou moradores de Trindade, que são envolvidos com a Associação Filhos do Pai Eterno. Também temos os padres, Missionários Redentoristas, que colaboram muito com o nosso jornal dando entrevista e suporte litúrgico de tudo que é dito nos textos”, ressaltou a jornalista Cláudia Belo.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_04_20_001O foco do Jornal Santuário é a fé e a devoção ao Divino Pai Eterno. É preciso de dedicação, criatividade e empenho para levar todas as informações aos leitores. “A linha editorial do jornal é baseada na Liturgia da Igreja Católica, na fé e devoção ao Divino Pai Eterno, principalmente. Então, sempre trazemos informações pautadas nas datas comemorativas, nas solenidades da Igreja, e também em eventos marcantes como a Romaria e outros momentos importantes tanto para a devoção, quanto para os Missionários Redentoristas, que são os responsáveis pelo Santuário Basílica”, explicou Simone.

Depois da reunião de pauta, o trabalho acontece na redação, em busca de entrevistados e na confecção dos textos. Além da equipe de jornalistas, o jornal também conta com o trabalho dos fotógrafos. Para Cláudia, as fotos são fundamentais. “Sem dúvidas, a foto é um recurso visual que ajuda a entender o contexto da matéria, e que também deixa o jornal mais bonito”, ressaltou.

Após a finalização e revisão dos textos, é hora é de encaminhar o material para o Elton Rosa, o responsável pela diagramação do Jornal Santuário. Ele monta todo o jornal, colocando textos e fotos nos lugares corretos, checando o tamanho das letras e o formato a ser usado. Depois de tudo isso, a prova final é encaminhada para a gráfica, e pronto, o Jornal Santuário, que é feito com tanto carinho, chega às mãos dos devotos.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Fonte: Afipe

Veja Também