Notícias

Comunidade recebe atendimento no 6º Integra do Cecom

O dia foi de ações nas áreas de saúde e beleza, além de oficinas e diversão para as crianças.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_05_06_2014O Programa Pai Eterno mostrou que a festa de 30 anos do Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom) foi uma noite mais que especial. Nesta quinta-feira, 5, o destaque no quadro Em Nome da Vida foi para o 6º Integra, mais uma ação promovida pela obra social em comemoração ao aniversário. (Assista ao vídeo abaixo)

O Cecom é localizado na região Noroeste de Goiânia, a mais populosa e muito carente. Por isso, a comunidade esteve presente em peso e contou com serviços importantes como os de prevenção ao câncer, triagem e oficinas de fonoaudiologia.

“Nós utilizamos duas baterias de avaliação de atenção e de memória, os testes são feitos para um perfil de pacientes acima de 18 anos. Avaliamos se a memória está alterada, se estiver ou apresentar um déficit cognitivo que está aquém à idade e escolaridade do indivíduo, a gente encaminha para o neurologista ou para o próprio serviço de fonoaudiologia”, explicou a fonoaudióloga Maria Carolina Cabral.

Um mutirão de parcerias promoveu mais uma edição do Integra. Uma rede de farmácias, por exemplo, ofereceu aferição de pressão e teste de glicemia. “Estamos participando de um evento social aonde a gente vem trazer informações para a população carente”, declarou o farmacêutico Humberto Guimarães.

Veja também:

Além da medicina tradicional, a população teve a oportunidade de conhecer outros tratamentos, como a auriculoterapia. A enfermeira Ana Cecília Coelho explicou o procedimento: “É uma das técnicas da medicina chinesa que está relacionada com acupuntura e demais técnicas, onde na orelha nós temos uma demonstração chamada de microssistema, temos todas as partes do corpo representadas na orelha. Elaboramos ali um diagnóstico energético para ver o que a pessoa sente e colocamos na região uma semente, uma esfera, um cristal ou uma agulha e isso vai acionar, sedando ou tonificando o órgão ou a parte do corpo em que foi atingida”.

A atuação do Cecom é comunitária. Por isso conta com a ajuda de todos. Cada um faz o que sabe. A manicure Gianny Esteves falou sobre o trabalho que faz nas unhas das pessoas: “Eu pinto a unha das clientes, prego as películas e elas já saem com a unha pronta”.

Por falar em beleza, um grande salão foi montado no Integra e atendeu cerca de 700 pessoas. O local ficou lotado. “Nós estamos oferecendo penteado, cortes, limpeza de pele, maquiagem, análise capilar e unha”, disse a professora Leila Maria de Lima.

“Já cortei o cabelo do meu filho e agora estou cortando o meu”, contou Bianca da Silva Lima.

Para que as mães participem do evento, tem gente responsável por cuidar das crianças. Todo mundo participa. Quem é mais velho tem muito que ensinar. A aposentada Maria Gercina de Lima ficou por conta do tear: “Eu mostro pra todo mundo. Muita gente não conhece. Eu nasci e fui criada fazendo tear”.

Joaquina Rodrigues Santo faz parte do grupo da terceira idade da região. É uma turma animada. “Fazemos crochê, pintura, biscuit e muitas coisas”, contou.

O Cecom é lugar de educar meninas e meninos. Dessa vez a aula ficou mais gostosa. Eles aprenderam a se alimentar melhor. A professora Maria Izabel Siqueira explicou a dinâmica utilizada: “A gente tenta fazer uma decoração, uma ornamentação, trabalhamos com a parte visual, além da nutricional, de qualidade, higiene, mas a questão visual é o que motiva a criança a consumir o produto”.

A pequena Yasmin Cândida Silva, 6 anos, aprendeu a lição. “Para poder crescer e ficar forte”, afirmou.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno