Notícias

Por que a Cruz e as Imagens ficam cobertas por tecidos escuros?

Saiba mais sobre o antigo costume da Igreja Católica durante a Sexta-feira da Paixão.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_04_02_005Na Sexta-feira da Paixão, quem for visitar as igrejas vai se deparar com algo diferente. O quadro Você Sabia?, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 2, mostrou que as Imagens são cobertas com tecido de cor escura e o Santíssimo Sacramento fica vazio. (Assista ao vídeo abaixo)

A devota Neide Maria Gomes Gonçalves de Iporá (GO), não soube explicar o motivo. “Os panos de cores escuras ficam tampando as Imagens, mas não sei o porquê”, disse.

Suely Brandão da Silva, romeira de São Bernardo do Campo (SP) arriscou: “Eu acho que é em respeito à Semana Santa”. João Alves dos Santos, de Luiz Eduardo Magalhães (BA), também quis saber o motivo: “Eu gostaria de saber por que a cruz fica coberta de roxo durante a Semana Santa”.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_04_02_001Na Semana Santa é costume muito antigo na Igreja cobrir com panos roxos os quadros, cruzes e Imagens sacras. As cruzes ficam cobertas até a Liturgia da Sexta-feira Santa. Já as Imagens e demais quadros ficam cobertos até a Liturgia do Sábado Santo, a Vigília Pascal.

O Missionário Redentorista Pe. Henrique Sebastião De Martini justificou a coberturas das Imagens: “Para mostrar um tempo de maior recolhimento, de centralizar a piedade em Cristo, na pessoa de Jesus. De meditar sobre os sofrimentos do Cristo, pedir perdão dos próprios pecados, um sinal de penitência”.

Isso não impede que os fiéis visitem e rezem nas igrejas nesses dias para refletir sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo. “Semana Santa não é dia de chorar pecado, é para relembrarmos o que Jesus fez por nós. A doação da Sua vida por nós. Não é também um teatro que a gente assiste, não pode ser, tem que ser uma vivência, por isso a Semana Santa nos leva a sermos pessoas melhores”, concluiu Pe. Henrique Sebastião.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno