Oficina ensina reaproveitamento de alimentos

Atividade foi realizada com comunidade e colaboradores no Centro Social Pai Eterno, em Trindade (GO).

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2016_09_19_003O quadro “Atitude Cristã”, exibido no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 19, mostrou como foi produtiva uma oficina de reaproveitamento de alimentos realizada no Centro Social Pai Eterno (Cespe), em Trindade (GO). A atividade foi ministrada pelo nutricionista Marco Túlio Rodrigues aos colaboradores da Obra Social Redentorista e comunidade. (Assista ao vídeo abaixo)

Para colocar o conhecimento em prática, o nutricionista utilizou cascas de abacaxi, manga, talo de couve e muitos outros ingredientes. O objetivo foi mostrar que aquilo que geralmente vai para o lixo, pode ser muito bem aproveitado. “A reutilização de alimentos é muito importante de forma integral, principalmente por conta da ação de sustentabilidade, porque a gente está evitando muitos resíduos no meio ambiente e, além disso, essas partes que a gente tem costume de descartar são muito mais ricas do que a parte que a gente tem costume de utilizar. Além disso, é uma forma de economia”, explicou o nutricionista.

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2016_09_19_002O talo de couve, por exemplo, foi misturado com o talo de beterraba, folha de cenoura, ovos, farinha de trigo, cebola, água e sal. O resultado foi um bolinho frito e cheio de sabor. Receita simples que dá pra fazer em casa. “Ficou uma delícia. Para um tira gosto será perfeito!”, afirmou Sirlei Correa de Faria, policial militar.

Enquanto a Sirlei ajudou a preparar o bolinho de talo, a Sirlene Vasconcelos, que é auxiliar de cozinha no Centro Social Redentorista (CSR), ficou no grupo responsável pelo suco, saudável e cheio de nutrientes. “Ficou muito bom, a gente optou por utilizar a casca do abacaxi, a hortelã e a couve. Vai dar pra fazer pras crianças do CSR”, comentou.

A oficina foi aberta às pessoas da comunidade e também para as cozinheiras das obras sociais. O aproveitamento integral dos alimentos foi o tema escolhido para esse dia, que fez parte do Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade Ecumênica nas Obras Sociais Redentoristas. “Nós queremos ensinar as pessoas como conduzir, como aproveitar melhor os alimentos no nosso dia a dia, tanto aqui com as cozinheiras das obras, quanto com o pessoal da comunidade, como aproveitar os nutrientes, pois às vezes jogamos fora a parte mais importante”, ressaltou a coordenadora de evangelização das obras sociais, Neide Alves de Oliveira Leite.

Veja também:

DESTAQUE_ATITUDE_CRISTA_2016_09_19_005Quem participou, saiu com um livro de receitas. Todas elas com ingredientes que podem ser aproveitados. Economia misturada com responsabilidade social e uma gastronomia sustentável. Tudo para evitar o desperdício. “Dá para reaproveitar e devem reaproveitar”, pontuou Marco Túlio.

A Sirlei gostou do resultado da oficina. “Deu para aprender muita coisa, a gente joga muita coisa fora, algo que é reaproveitável, gostoso e que as crianças também gostariam de comer se a gente fizer com carinho. Alimentação, quando você faz com muito amor, ela já modifica e é possível aproveitar. Além de ser nutritivo é muito gostoso”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno