Cespe/Cecam atende crianças com carinho e dedicação

Obra Social Redentorista, em Trindade (GO), é mantida pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).

O Programa Pai Eterno, exibido nesta quarta-feira, 8, destacou o trabalho social realizado pelo Centro Social Pai Eterno e Centro Educacional e Capacitação ao Menor, o Complexo Cespe/Cecam, mais uma Obra Social Redentorista mantida pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). Juntas, as instituições atendem crianças de 3 a 12 anos. (Assista ao vídeo abaixo)

“A criança chega às 7h e sai às 11h. Neste período que ela está conosco, nós promovemos várias atividades, pedagógicas, lúdicas, de cunho religioso e cultural”, explicou a coordenadora do Cespe, Flaviana Irineu.

Para Nara Rúbia, mãe de crianças atendidas no local, é uma tranquilidade poder deixar filhos lá. “O Cespe/Cecam foi uma bênção na minha vida. Eu sou mãe solteira, separada e os meus filhos ficavam muito sozinhos na parte da tarde. E eu ficava no serviço muito preocupada. Depois que eles vieram para cá, eu vou trabalhar tranquila”, afirmou.

Lorrainy Vitória dos Santos, 9 anos, contou que aprende coisas novas e também se diverte muito na Obra Social: “Eu gosto de vir aqui para o Cespe. A professora ensina várias coisas, brincadeiras. Eu gosto muito de brincar na quadra e ir para a aula de Informática”.

A educadora social Rizulene Miranda Queiroz contou como lida com as crianças todos os dias: “Trabalhamos com oficinas, brincadeiras, dança, teatro e muito mais”.

Para a coordenadora, a resultado do atendimento está no reconhecimento da família. “Os pais chegam e contam que os filhos estão diferentes, rindo mais, conversando mais. A criança fica aqui com a gente de segunda a sexta e recebe ensinamentos para aprender a escrever melhor, pintar melhor, aprende a brincar. São atividades sócio- educativas e jogos. Tem dias da semana que tem informática, outros dias tem parquinho. Então, a criança é instigada o tempo todo a se construir como uma pessoa melhor”, afirmou Flaviana.

Sobre os recursos para os gastos da instituição, ela explicou como é a arrecadação: “Aqui tem um setor de captação de recursos para podermos manter não só área dos funcionários, mas também a alimentação das crianças. São duas refeições pela manhã, e duas a tarde”, disse.

Para Renata Sacramento Pereira, educadora social, os ensinamentos de vários valores são fundamentais para a formação das crianças.  “Com os pequenos decidimos fazer a gincana até mesmo para trabalhar de forma mais livre. Os grandes conseguem conversar melhor e não precisa de nós mesmos para conversar com eles. Os próprios já conversam, se ensinam”, disse.

Veja também:

Pamela Elisa Andrade, mãe, pontuou que Trindade precisava de um centro social com esse tipo de atendimento. “Aqui não tinha nada para colocar as crianças na parte da tarde. Aqui tratam com psicólogo, dentista. É muito bom!”, afirmou.

A cirurgiã dentista Waldecia Cristina Marcos de Melo presta serviço para a Obra Social e falou sobre a importância de acompanhar e tratar cada criança. “Se a criança tiver um problema de dente, a criança não vai se alimentar, dormir bem, os pais também não vão dormir. Então, a boca não é isolada do resto do organismo”, afirmou.

Trabalhar no Cespe/Cecam é motivo de satisfação e orgulho para muitos servidores.  “É uma realização pessoal. Está no plano de Deus e ele me colocou aqui e amo de paixão o que eu faço. Este trabalho é algo de doação. Não trabalhamos só pela remuneração. Faço questão de conhecer as crianças, cumprimentar, olhar, conversar com os pais. Eu saio daqui todos os dias um pouco melhor, mais construída como pessoa”, concluiu a coordenadora Flaviana Irineu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno