Seminário das Obras Sociais alerta comunidade e atendidos

Temas escolhidos foram baseados nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

O quadro Em Nome da Vida, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 16, mostrou como foi o seminário realizado no Complexo Cespe/Cecam, com temas escolhidos baseados nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. (Assista ao vídeo abaixo)

O câncer de mama, por exemplo, tem como fatores de risco: o histórico de câncer na família, a mulher com mais que 40 anos, não ter tido filhos ou amamentado. Além disso, a obesidade, o sedentarismo e o cigarro também podem ser causadores da doença.

“Quando se trata de câncer de mama, o principal fator que nós temos que adotar é a prevenção, pois sempre quando trabalhamos com prevenção, temos um sucesso maior tanto no diagnóstico quanto no prognóstico”, explica a enfermeira e palestrante Cleire Socorro Alves Mariano.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Quanto mais cedo for detectada a doença, maiores são as chances de cura. “Nós vamos prevenir através de com fatores primários que a gente chama, alimentação atividade física, o auto exame. As mulheres todo mês têm que fazer o auto exame, observar bem a mama para ver se tem alteração. E assim fazer o diagnóstico precoce, que é padrão ouro no tratamento do câncer de mama”, ressaltou a enfermeira.

Veja também:

A dona de casa Rufina Moreira da Silva participou do Seminário e contou que tem caso de câncer de mama na família e queria aproveitar a oportunidade para obter mais informações sobre o assunto. “Tenho uma sobrinha que já teve, está em tratamento, mas se Deus quiser ela vai superar. Minha irmã faleceu com câncer de útero. Então, preciso prevenir”, disse.

Além da palestra, estudantes de medicina vieram de Goiânia (GO) para dar orientações sobre o câncer de próstata. Dicas de prevenção e outras informações importantes. “A prevenção ajuda a diagnosticar a doença em um estágio mais inicial e o tratamento será bem mais facilitado e as complicações bem menores do que seria se a pessoa procurasse o médico em um estágio mais avançado”, pontuou o estudante de Medicina Eduardo Augusto Borges Primo.

Segundo o diretor das Obras Sociais, Pe. Reinaldo Martins, o seminário foi gratuito para a comunidade e com o intuito foi conscientizar as pessoas para o cuidado com o corpo. “As Obras Sociais, por meio dos seminários que elas realizam, buscam levar orientação, qualidade de vida, para as pessoas que nos procuram e frequentam os nossos centros sociais, as nossas comunidades e igrejas, para que elas possam, tendo conhecimento, serem propagadoras de ações do bem”, concluiu.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno