Meio Ambiente

Descarte do plástico, uma questão de consciência

Coordenador da Sociedade Resíduo Zero fala sobre um dos maiores problemas ambientais do mundo.

O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 6,exibiu uma entrevista com coordenador da Sociedade Resíduo Zero, Diógenes Aires. Ele falou sobre um dos maiores problemas ambientais enfrentados pela sociedade, o descarte do plástico. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o plástico é o maior desafio ambiental do século XXI. Dados apontam que todos os anos, mais de oito milhões de toneladas do material acabam chegando aos oceanos. O descarte inadequado causa a poluição do solo, o entupimento dos bueiros e outros problemas. (Assista ao vídeo abaixo)

Dayane Rodrigues: Porque o plástico é o maior desafio de século?

Diógenes Aires: A nossa humanidade tem o desafio de sobrevivência, principalmente, devido a falta de recursos de alimentos, água, energia. São sete bilhões de habitantes, que está produzido cada vez mais lixo. Então, temos 1,3 bilhões de toneladas por ano sendo gerada. A maioria desses resíduos vai parar nos oceanos e são mais de 51 trilhões de partículas plásticas sendo depositadas no oceano, mais que a quantidade de 500 vezes da quantidade de estrelas que temos no universo. Então, ele demora a se degradar, acaba contaminando o solo, a água, o ar e causando problemas na nossa saúde humana e na biodiversidade.

Dayane Rodrigues: De que forma isso afeta o planeta?

Diógenes Aires: A ONU já fala que em poucos anos nós teremos mais lixo plástico no oceano que a quantidade de peixe. Então, afetará o fornecimento de alimentos. Não teremos peixes ou outras fontes de proteína que hoje nós temos. Teremos um lixo cada vez maior.

Dayane Rodrigues: E quais os impactos isso causa no meio ambiente?

Diógenes Aires: Causa impactos na contaminação do solo. Muito do lixo possui materiais pesados, que uma vez em contato com o organismo humano não sai, provoca câncer. Várias organizações de saúde já falam que nós podemos chegar a ter 50% de casos de câncer nos próximos anos. Isso é preocupante, porque nós não estamos vivendo para aproveitar desde sol, energia, de tudo de bom que a natureza tem. Estamos preocupados em consumir, consumir, e não temos tempo para fazer mais nada e a quantidade de lixo só está crescendo, o mau cheiro, poluição, casos de dengue. Um total desequilíbrio.

Dayane Rodrigues: E como podemos nos preparar para evitar que isso aconteça. É preciso exterminar o uso dos chamados descartáveis. Sacola, canudo, copo. Precisamos utilizar garrafas reutilizáveis, principalmente de inox.  Falamos muito que é preciso pensar global, agir local. Eu queria dizer que precisamos pensar globalmente, agir localmente e tomar atitudes de escolha pessoalmente. A minha mensagem é de que nós não estamos sós, estamos espalhados. Quando vou ao supermercado e preciso de uma sacola, devo pensar em levar a minha sacola. Devemos pensar que não estamos sozinhos, somos várias gotas de um oceano.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno