Evangelização

Sacramento da Penitência: a conciliação com o Pai Eterno

Entre os sete Sacramentos da Igreja Católica, a Penitência é a conversão por meio do perdão

O Sacramento da Penitência ou também conhecido como a Confissão foi destaque no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 4.  Entre os sete Sacramentos da Igreja Católica, a Penitência é a conciliação com Deus, a conversão por meio do perdão. (Assista ao vídeo abaixo)

Pe. Bráulio Maria Pereira, Missionário Redentorista, afirmou que a Penitência é uma obra de Deus na alma que está arrependida de seus pecados. “Com a devida contrição, devido arrependimento é que Deus age apagando, por meio do ministro ordenado, no caso o padre, ou bispo, apagando o pecado, todo o mal que o pecado é capaz de realizar”, explicou.

A Confissão deve-se fazer presente na vida do cristão. A leiga consagrada, Renata Barrreto, disse que segundo o Catecismo da Igreja Católica, este Sacramento leva cada pessoa a se redimir de seus pecados e se converter a Deus. “Acredito que seja essa relação de encontro entre o miserável e a misericórdia. Entre quem pecou e quem está disposto a dar misericórdia. Para mim, a Confissão é mergulhar no mar da Misericórdia de Deus. Eu vou de novo retomar aquela intimidade, aquela relação com Deus que eu rompi, que eu neguei, naquele momento que eu preferi a mim”, afirmou.

Existem fieis que mesmo participando da Igreja, têm dificuldade em confessar, mas para a Renata, antes de se preocupar com isso, cada um precisa fazer uma avaliação sobre a sua caminhada na vida religiosa, parar e pensar no que está certo e o que está errado. E ter a confiança para procurar uma ajuda.

Veja também:

“Este exercício de partilha, de falar também é um exercício de cura. Então, quando eu me encontro com o padre, se estiver nervosa, é só falar, que o padre ajuda nesse processo, que é o nosso pastor. É este olhar de Cristo para nós e eu tenho certeza que Ele vai nos abraçar, nos acolher como esse pai que acolhe o filho pródigo, que quer voltar”, ressaltou a leiga.

O Sacramento da Penitência é o exercício de voltar a Deus. Como seres humanos, estamos sujeitos a cair e o ato de levantar só depende de nós. “A Igreja não nos obriga a confessar, ela nos orienta, nos recomenda, porque como mãe, ela quer o melhor para os filhos. Então, se você não confessa há um ano, uma semana ou um mês, mas que você se dê a graça de viver essa experiência de cura, de reencontro e de contato novamente com Deus em uma experiência de fé”, pontuou Renata.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno