Notícias

OMS reconhece a Síndrome de Burnout como doença

Documento da instituição também classifica vício em vídeo games como distúrbio.

Foto: Danilo Eduardo

No último dia 25, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou o documento atualizado da Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Entre as modificações de doenças modernas estão o reconhecimento da Síndrome de Burnout (conhecida também como esgotamento). Esta síndrome é uma doença que acomete pessoas que vivem uma realidade de constante cobrança e pressão por resultados, principalmente profissional. No documento, a síndrome é descrita como “o resultado de um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito”. Ela tem como principais características: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

Imagem meramente ilustrativa | Web

Outra inclusão na CID que se destaca é a classificação do vício em videogames como distúrbio. Para a OMS se trata de um vício semelhante ao alcoolismo e aos jogos de azar. A nova classificação descreve o vício em jogos eletrônicos como “um distúrbio causado pelo uso de substâncias ou comportamentos viciantes”, aponta o documento.

A lista, elaborada pela OMS, é baseada nas conclusões de especialistas de todo o mundo e utilizada para estabelecer tendências e estatísticas de saúde. A nova versão da classificação entra em vigor a partir do ano de 2022.  De acordo com a OMS, a CID é a base para a identificação global de tendências e estatísticas de saúde e o padrão internacional para relatar doenças e condições de saúde. Através dela o universo de doenças, distúrbios, lesões e outras condições de saúde são estabelecidas e relacionadas para facilitar o diagnóstico, a pesquisa e o tratamento.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno