Meio Ambiente

Lição de hoje: Vamos aprender a cuidar do Meio Ambiente!

No Dia Mundial do Meio Ambiente, saiba mais sobre a importância da Educação Ambiental ainda na infância.

 

Para garantir uma geração consciente da necessidade de preservar o nosso Meio Ambiente é necessário educar as crianças. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do Zoológico de Goiânia, Vera Lúcia Abrantes, esta é a proposta realizada por lá todos os dias. “Nosso público é bem diversificado, trabalhamos desde a criança e o adolescente até os adulto, mas o nosso principal foco é a criança, porque essas estão mais abertas para fazer mudanças de comportamento em relação a questão ambiental, ao consumo, para que realmente possa se sentir integrante no meio ambiente e mudar também sua atitude frente as questões ambientais da sua família e do se núcleo social”, afirma.

De acordo com a coordenadora, para fazer com que a mensagem seja entendida pelos pequenos é necessário usar algumas ferramentas. “No nosso projeto temos vários recursos pedagógicos que são adaptados de acordo com a faixa etária dos alunos. Então, se o aluno precisa mais do concreto ou do abstrato, temos, por exemplo, teatro de fantoche, oficinas, estações educativas, brinquedos cantados, músicas, palestras, cartazes, folderes e outros. São vários tipos de recursos didáticos que sempre colocamos de acordo com a realidade ou objetivo que a escola nos propõe também”, pontua.

Um dos colégios que visitou o Zoológico, incentiva que os alunos tenham aprendizado em relação ao Meio Ambiente no dia a dia. “Estamos observando que a cada ano a conscientização deles não só na nossa escola, mas na comunidade, tem surtido efeito. Eles têm feito projetos, tem empenhado até mesmo em passeios ecológicos na comunidade, criaram pequenas coletas seletivas por meio dessa pequena conscientização que eles veem e acompanham aqui nesta palestra no Zoológico. Então, começa aqui um pouco e terminamos na nossa escola”, ressalta a coordenadora pedagógica, Lívia Resende.

No passeio pelo Zoológico, as crianças aprenderam mais sobre os animais, sobre a conscientização e preservação. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a mensagem é: Vamos incentivar as crianças a conhecerem cada vez mais o Meio Ambiente. Só assim poderemos sonhar com uma sociedade responsável no futuro. “Todos nós fazemos parte do Meio Ambiente. Então, todos têm que fazer sua parte e o futuro está aí. Temos que ter mudança de comportamento agora, hoje! Temos que comemorar o Meio Ambiente todos os dias, não só hoje”, conclui Vera Lúcia.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno