Andamento

Confira entrevista especial com o arquiteto do Novo Santuário

João Martins afirma que todo o projeto da obra é elaborado pensando na experiência de fé de cada devoto do Pai Eterno

O arquiteto responsável pela obra do Novo Santuário, João Martins, falou em entrevista especial para a TV Pai Eterno sobre como está o andamento da obra, suas expectativas para 2021 e também ressaltou o diferencial do trabalho arquitetônico da nova igreja. Leia:

Como está o andamento da obra do Novo Santuário para você?

João Martins: Estou trabalhando bastante. Já há alguns anos a gente vem desenvolvendo o projeto de arquitetura e continuamos normalmente com o andamento da obra. Estamos numa fase de projeto executivo, que é um detalhamento mais refinado dos espaços internos da igreja e de todo o complexo.

A pandemia está impedindo o trabalho?

Não, porque trabalhamos também de casa. Nos momentos mais críticos, a equipe ficou separada, mas continuamos desenvolvendo o trabalho de projetos.

Como é o projeto arquitetônico da obra?

Estamos tratando de uma obra muito complexa, muito grande e ali é feito um trabalho de uma grande equipe. Então, a arquitetura da qual eu faço parte, caminha em paralelo com outros muitos projetos complementares de outros profissionais. Nós caminhamos juntos e vamos decidindo juntos os detalhes técnicos, funcionais da obra. Temos todo um projeto de estrutura, de eletricidade, de rede hidráulica, combate a incêndio, climatização, enfim, todas as áreas técnicas que vão caminhando em paralelo construindo esse grande projeto, que é o Novo Santuário.

O que tem no projeto?

Estamos no momento de definição mais apurada do espaço interno da igreja, o espaço celebrativo. O que tem de muito especial neste projeto, além do aspecto funcional e técnico, todo o esforço que fazemos para que ele seja um espaço confortável, eficiente para a reunião de tantas pessoas, nós temos o aspecto a tratar muito além disso, pois aquilo ali não é um auditório apenas, ou um centro de eventos, mas sim uma igreja. Então, tem um dado especial  de que além de tudo isso temos um projeto inconográfico sendo pensando ao mesmo tempo. Então, desde a concepção do projeto temos essa oportunidade, uma coisa muito ideal de trabalhar desde o princípio em parceria com grandes artistas e um ateliê de arte sacra lá de Roma, com quem eu tenho tido um contato muito estreito e já de longo período, pois desde a concepção do projeto arquitetônico e pensando nas soluções iconográficas e na questão do espaço litúrgico. Então, isso é um dado muito partículas dessa obra.

 Qual é o diferencial de um projeto arquitetônico para igreja?

Trabalhamos com espaços que não são comuns, não é um espaço qualquer e tem também essa questão da experiência do fiel, que ao entrar naquele espaço a intenção é que seja uma experiência mistagógica, que seja de introdução ao mistério que ali é celebrado, o Mistério de Cristo. Então, toda essa concepção dessa percepção do espaço e a harmonia que aquelas obras de arte nos trazem, aliado com o conceito da arquitetura, com a parte do layout, a disposição dos elementos litúrgicos, a posição da assembleia, do coral, enfim tudo isso é pensando para que contribua para a experiência do fiel naquele momento do uso do espaço.

Quais as perspectivas para 2021?

Continuamos trabalhando e cada vez com mais intensidade para chegar nessa etapa que é mais complexa. Então, nossas reuniões são frequentes e estamos com toda animação e desenvolvendo o projeto que ainda vai durar um bom tempo preparando esse material de projeto que é subsídio para execução da obra. O devoto pode ficar atento, que sempre temos muitas novidades.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno