Santuário

Celebremos São João Bosco, Pai e Mestre da juventude

Ele foi fundador de um amplo movimento em favor da educação e da evangelização da juventude: a Família Salesiana

A Igreja celebra, nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro, a festa de São João Bosco, fundador de um amplo movimento em favor da educação e da evangelização da juventude: a Família Salesiana.

No último domingo, após a oração do Ângelus, o Papa Francisco enviou uma saudação muito especial: “Na vigília da festa de São João Bosco, desejo saudar os Salesianos, que tanto fazem bem na Igreja. Acompanhei a Missa celebrada no Santuário de Maria Auxiliadora (em Turim) pelo Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime, rezei com ele por todos. Pensemos neste grande santo, pai e mestre da juventude. Não se trancou na sacristia, não se trancou em suas coisas. Saiu à rua em busca de jovens, com aquela criatividade que era sua marca registrada. Felicidades a todos os Salesianos e Salesianos”!

Família e infância

João Bosco nasceu em Castelnuovo d’Asti, na Itália, em 16 de agosto de 1815. Perdeu o pai muito cedo, e foi educado pela mãe, a camponesa Margarida Occhiena, nos princípios da fé e da caridade. Aos 9 anos, teve seu primeiro sonho profético. Nele, via-se em meio a jovens desordeiros, que se transformavam em feras, e tentava modificar a situação por meio da violência. Nossa Senhora e Jesus apareceram para indicar a ele o verdadeiro caminho: “Não com pancadas, João, mas com mansidão e doçura…”.

Esse sonho foi fundamental para que o jovem João Bosco, percebesse que a educação passava pela confiança, pelo amor, pelo carinho; uma ideia que o acompanhou por toda a vida. Ainda criança, João Bosco usava suas habilidades como mágico e malabarista, para aproximar os outros garotos da oração e dos princípios evangélicos.

Legado

Homem à frente do seu tempo, Dom Bosco percebeu ser melhor “prevenir do que reprimir”. Empenhou todas as suas forças em prol das crianças e dos jovens, especialmente os mais carentes, acreditando que eles poderiam ser protagonistas de sua própria história.

Também compreendeu de maneira inovadora, qual o papel do educador (fosse ele leigo ou religioso) como colaborador fundamental nesse processo. Essas são algumas das razões pelas quais sua história e seus ensinamentos têm muito a dizer aos educadores e à juventude de hoje.

Dom Bosco faleceu aos 72 anos, em 31 de janeiro de 1888, na primeira casa salesiana do mundo, no bairro de Valdocco, na cidade de Turim. Na Páscoa de 1934 (1º de abril) ele foi canonizado pelo Papa Pio XI. Em 1988, quando se celebrou os 100 anos de sua morte, o São João Paulo II concedeu a ele o título de Pai e Mestre da juventude.

Oração a São João Bosco:

Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco. Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente (pequena pausa para pedir a graça que se deseja). Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus. Rezar: Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.

Com informações do Vatican News


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Altemar Aparecido pichler
    1/2/2022 - 01:24:30

    EU SOU MUITO DEVOTO DE TODOS OS SANTOS E SANTAS, MAS, SÃO JOÃO BOSCO, É UM DOS SANTOS, EM QUE EU MAIS, ME INDENTIFICO, POR CAUSA DA SUA SOFRIDA, MAS, TAMBÉM, LINDA MISSÃO DE EVANGELIZAR, ENSINAR E AMAR, A TODOS, ESPECIALMENTE, OS JOVENS, DO MUNDO TODO, ENTENDERAM? QUE NÓS SIGAMOS O SEU MARAVILHOSO EXEMPLO DE DEDICAÇÃO AO AMOR A DEUS, NOSSA SENHORA E AOS IRMÃOS, ENTENDERAM? FIQUEM COM DEUS E NOSSA

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno