Santuário

Saiba mais sobre o Tempo Quaresmal

Pe. Kevyn Freitas explica as principais características deste importante período na vida dos cristãos

Um tempo de reflexão, penitência e verdadeira conversão. Assim deve ser a Quaresma para os cristãos. O período contempla costumes importantes da tradição católica, com o objetivo de preparar todos para ressuscitarem com Cristo na Sua Páscoa. O Pe. Kevyn Freitas, Missionário Redentorista, explica ao Portal Pai Eterno, algumas das características do Tempo Quaresmal.

Práticas da Quaresma?

Muitas pessoas conhecem o hábito de jejuar durante a Quaresma, mas há outras duas práticas que a Igreja pede que sejam realizadas, com mais atenção neste período: a oração e a esmola. “A oração define nossa relação com Deus, nos leva a um íntimo contato com Ele”, explica Pe. Kevyn. O religioso aponta que a esmola é a solidariedade com os irmãos e irmãs desfavorecidos de alguma forma.

Início e fim da Quaresma

O período Quaresmal se inicia na Quarta-feira de Cinzas e vai até a Quinta-feira Santa, quando a Igreja Católica relembra a Última Ceia do Senhor Jesus. “A Quaresma compõe o grande ciclo litúrgico do Tempo Pascal”, completa o religioso.

A cor roxa

De acordo com o Pe. Kevyn Freitas, a cor roxa significa recolhimento e introspecção. “É uma cor que expressa quietude, tempo de espera e reflexão”, afirma. É a mesma utilizada em celebrações fúnebres e de finados, sendo também a cor do Tempo do Advento. “Aqui fazemos um paralelo: no Advento, esperamos o nascimento de Jesus e, na Quaresma, a sua gloriosa Ressurreição”, acrescenta.

Significado do número 40

Este é um número simbólico para a Igreja Católica, pois é considerado um tempo perfeito para a concretização de uma ação. Para Pe. Kevyn, não significa que deve durar exatamente 40 dias, mas é considerado o tempo certo, a medida certa. “O número 40 também relembra passagens importantes da Bíblia, como os 40 dias e 40 noites do dilúvio, os 40 anos que o povo de Israel passou no deserto durante o Êxodo e os 40 dias que Jesus passou no deserto”, finaliza o sacerdote.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno