Notícias

Tempo do Advento: como montar o presépio de Natal

A decoração deve ser valorizada, pois é uma reprodução do momento do nascimento de Jesus

Reprodução / Pixabay

Com o início do tempo litúrgico do Advento, a preparação para o Natal toma conta das Igrejas e também das casas. O presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223, com o desejo de explicar para as pessoas mais simples o significado do nascimento de Jesus e a profundidade desse mistério de amor.

No Brasil, a tradição de montar presépios chegou junto com as caravelas portuguesas, em meados de 1552. O padre José de Anchieta foi quem trouxe a representação cristã e apresentou-a para os índios.

De acordo com o Frei Franciscano Janílson Luís Coelho, o presépio é um lugar de atualização do mistério a ser contemplado. ” Ele é o pilar da espiritualidade Franciscana, que chama-nos olhar atentamente a humildade do Senhor o redentor e salvador. É a representação da divindade que assume a humanidade em Jesus Cristo, e aquece os corações”, conta o Frei.

A montagem do presépio ganha destaque na espera pela celebração do nascimento de Jesus. O ideal é que seja montado no primeiro domingo do advento, mas pode ser feito até 15 dias antes do Natal. E permanece nos lares até o dia 6 de janeiro.

Lembrando que dentre todos os ambientes da casa, os mais indicados para montagem do presépio são a sala de estar e a sala de jantar, uma vez que são os locais de confraternização e reunião familiar.

Personagens necessários 

A lista dos personagens do presépio é composta por Menino Jesus (que deve ser colocado em cena apenas no dia 25), José, Maria, os três reis magos, anjos, animais, pastores e a estrela de Belém.

Na hora de colocar todos os itens juntos, a dica é começar pelos personagens principais, deixando a manjedoura no centro do presépio. Maria e José ficam bem próximos, um de cada lado. A estrela de Belém deve ser posicionada no local mais alto. Se o seu presépio tiver uma estrutura como uma cabana ou gruta, o símbolo pode ficar no telhado ou posicionada em qualquer lugar acima. Os anjos observam a cena atrás da família ou em cima dela.

Já os Reis Magos costumam ser posicionados se aproximando da família, enquanto os animais e os pastores povoam o resto do espaço, em volta dos outros personagens. É importante que nenhum elemento tampe o outro, principalmente Jesus, Maria ou José, que devem ser o centro das atenções.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Sueli Rodrigues Salomão de Souza
    6/12/2022 - 00:32:10

    Adorei conhecer a história do presépio, muito obrigada. Feliz Natal de muito AMOR e PAZ.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno