Notícias

O teatro é instrumento de inserção social

Ferramenta de subversão social e mudança de paradigmas

Reprodução / freepik

Por meio do teatro e da criação de novos sentidos e usos para os espaços da cidade, surgem ações transformadoras dos locais de convivência. Nesse quesito, o grupo Pontão de Cultura Cidade Livre desenvolve experiências de teatro em comunidade, gerando debates sobre o direito a uma infância digna.

A arte é usada como ferramenta de subversão social e mudança de paradigmas, onde crianças e adolescentes da rede pública de ensino têm acesso a apresentações que contemplam espetáculos nacionais e internacionais. São oficinas cênicas com participação de arte-educadores de vários países.

De acordo com o Coordenador do Teatro Comunitário, Jeferson Lobato, a arte e cultura conseguem alterar os espaços na sociedade. “As crianças e adolescentes de comunidades mais carentes do país, de forma geral, têm pouco acesso às cenas culturais. Diante a essa realidade, levamos o teatro, que é lazer e também ferramenta de inserção social”.

Teatro como instrumento de evangelização

O teatro é um meio de comunicação muito importante, pois leva ao conhecimento e à interiorização da mensagem divulgada. É um recurso utilizado pela Igreja para evangelizar.

No Brasil, o projeto “Às Margens” realiza a encenação sobre a Paixão de Cristo. Ele teve início em 2018, quando o Grupo Avia de Teatro notou a necessidade de trabalhar com algo que fosse voltado para o social. A equipe recebeu até uma carta do Papa Francisco, em que o Santo Padre os abençoava e reforçava a preservação da ação para levar a evangelização.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno