Especial

Saúde mental preocupa 49% dos brasileiros

Janeiro Branco reforça cuidados com a mente e psicóloga destaca importância do autocuidado

Reprodução / freepik

Com a correria do dia a dia e os afazeres, muitas pessoas têm se atentado mais para os problemas relacionados à saúde mental. O estresse, ansiedade e depressão estão pesando na balança. De acordo com uma pesquisa da Global Health Service Monitor, feita em 34 países, os transtornos mentais viraram uma das principais preocupações de saúde para 49% dos brasileiros.

Segundo a psicóloga Ana Beatriz, o período pandêmico contribuiu para a sociedade buscar conhecimentos sobre a importância da saúde mental. “Hoje todas as preocupações vivenciadas por todos no mundo estão refletindo nas ações de cada um. Como o indivíduo lida com os problemas mostra a sua saúde mental”, explica a profissional.

A restrição do convívio social devido a Covid-19 foi um dos fatores mais agravantes. “Desde 2020, quando fomos obrigados a ficar em casa devido à pandemia, houve um estresse muito grande”, conta o aposentado João Batista. Para a comerciante Lara Silva, “as pessoas estão cada vez mais sem paciência, principalmente no trânsito. Falta mais amor pelo próximo”.

Diante dos relatos, a psicóloga relata que um dos motivos que mais preocupa as emoções dos brasileiros são as “finanças, que é algo que atrapalha a mente de todos. Passamos por um processo político muito importante, o que também afeta os sentimentos de como ficará a estabilidade econômica”.

A saúde mental é importante para lidar com as emoções tanto positivas como negativas. Para isso, a psicóloga reforça que os cuidados devem começar com o autoconhecimento. “É necessário reservar momentos de cuidados consigo mesmo ao longo do dia. Nesse tempo, fazer uma limpeza nos pensamentos, e identificar o que te faz bem e o que não faz”, finaliza a psicóloga.

Janeiro Branco

O ano inicia com a campanha Janeiro Branco, com o tema “A vida pede equilíbrio”. Um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade. Com cada vez mais pessoas preocupadas com a saúde mental, a campanha contribui para que elas se atentem mais aos cuidados. Ao notar que alguém de seu convívio não está bem, busque auxílio de um especialista.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno