Notícias

Romaria de Carros de Boi em Trindade entra no calendário cultural de Goiás

Preparação para a Romaria envolve diversas atividades, como os reparos eventuais nos carros de bois

O Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás incluiu a romaria de carros de bois, realizada, anualmente, no município de Trindade, durante a Festa do Divino Pai Eterno.

Projeto de lei reconheceu a importância da tradição da romaria de carros de bois na cultura de Goiás. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu essa manifestação como Patrimônio Cultural Brasileiro no dia 15 de setembro de 2016.

A Festa do Divino Pai Eterno em Trindade é realizada, anualmente, entre o final de junho e início de julho. Entre os milhares de fiéis, estão famílias que saem das fazendas de diversas cidades de Goiás e de outros estados e seguem de carro de boi até Trindade para agradecer as bênçãos recebidas e pagar suas promessas.

Devoção ao Divino Pai Eterno

A devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, começou por volta de 1840, quando um casal encontrou um medalhão entalhado com a imagem do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Desde então, muitas pessoas peregrinam até a região, caracterizando essa prática como imersa no catolicismo popular.

A preparação para a Romaria envolve diversas atividades, como os reparos eventuais nos carros de bois, preparação dos mantimentos que serão consumidos, ofertados ou vendidos durante o trajeto, entre outros. As atividades são executadas por homens e mulheres de acordo com suas práticas no cotidiano da vida rural. Os carros de bois eram, antigamente, o principal meio de transporte das famílias das zonas rurais, em suas viagens de longas distâncias.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno