Notícias

Papa Francisco: o matrimônio é um bem de valor extraordinário

“Para enfrentar e superar as crises é fundamental renovar a consciência do dom recebido no sacramento do matrimônio”

Reprodução / freepik

Em audiência na Sala Clementina, no Vaticano, o Santo Padre fez algumas reflexões sobre o matrimônio. “Na Igreja e no mundo existe uma grande necessidade de redescobrir o significado e o valor da união conjugal entre homem e mulher, sobre a qual se funda a família. Um aspecto certamente não secundário da crise que afeta muitas famílias é o desconhecimento prático, pessoal e coletivo sobre o matrimônio”.

Segundo Francisco, o matrimônio de acordo com a Revelação cristã é uma realidade com a sua consistência precisa. “Não é uma mera forma de gratificação afetiva que se pode constituir de qualquer maneira e modificar-se de acordo com a sensibilidade de cada um”.

O Papa faz o questionamento: “Como é possível que entre um homem e uma mulher se realize uma união tão cativante, uma união fiel e para sempre e da qual nasce uma nova família? Como isso é possível, diante das limitações e fragilidades dos seres humanos?”

Com livre consentimento, mas somente o Espírito Santo tem o poder de fazer de um homem e de uma mulher uma única existência, explica o Papa. Sendo assim, o Pontífice afirma que o matrimônio é sempre um dom.

“A fidelidade conjugal repousa na fidelidade divina, a fecundidade conjugal se funda na fecundidade divina. O homem e a mulher são chamados a acolher este dom e a corresponder livremente a alegria com o dom recíproco de si”.

Na economia cristã da salvação, o Papa ressaltou que o matrimônio é sobretudo o caminho principal para a santidade dos cônjuges, uma santidade vivida na vida cotidiana: este é um aspecto essencial do Evangelho da família.

Por fim, entre os muitos desafios que afetam a pastoral familiar em sua resposta aos problemas, feridas e sofrimentos de cada um, estão os casais em crise. A Igreja, comentou o Pontífice, os acompanha com amor e esperança, procurando apoiá-los.

“A resposta pastoral da Igreja pretende transmitir com vitalidade o Evangelho da família. Neste sentido, um recurso fundamental para enfrentar e superar as crises é renovar a consciência do dom recebido no sacramento do matrimônio, um dom irrevogável, uma fonte de graça com a qual podemos sempre contar”, concluiu.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno