Notícias

Covid-19: OMS mantém alerta máximo sobre a infecção

A doença continua sendo uma emergência global

Reprodução / freepik

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a pandemia da Covid-19 não acabou, e nos últimos meses milhares de pessoas deixaram de se preocupar com o problema que afeta o mundo desde 2020.

Apesar do número de mortes e notificações serem menores do que antes da vacinação, em que milhares de pessoas morriam todos os dias, ainda é preciso ficar atentos à doença. A OMS declarou que a Covid-19 é uma emergência de saúde pública internacional, e a cada trimestre é realizada uma reavaliação da situação mundial.

No fim de 2022, a Agência Sanitária afirmou ter a expectativa de que pudesse encerrar as emergências da doença em 2023. Mas conforme os números oficiais, houve 669 milhões de casos da doença em todos os países que disponibilizam dados, sendo que mais de 67 milhões de pessoas não resistiram às consequências da covid-19.

No Brasil, são mais de 36 milhões de casos e quase 700 mil mortes desde o início da pandemia. Os dados mais recentes, divulgados pelo Ministério da Saúde, mostram que a doença matou quase 4 mil pessoas em dezembro de 2022.

A doença ainda está longe de ser um problema solucionado no país e no mundo, o que é motivo de preocupação da OMS. A avaliação do comitê não depende de critérios fixos e preestabelecidos, mas de uma interpretação dos especialistas de acordo com os dados mais recentes de números de casos, mortes, vacinas e novas variantes.

A recomendação é para que as pessoas não deixem os cuidados de lado. Portanto, faça uso de máscara facial e evite locais de grande aglomeração e fechados. Cuide de você e do próximo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno