Especial

Gratidão

Dom Adelar Baruffi Arcebispo de Cascavel (RS)  A gratidão é um coração que […]

Imagem / Agência Santo Afonso

Dom Adelar Baruffi
Arcebispo de Cascavel (RS)

 A gratidão é um coração que se sente muito amado por tantas pessoas e tem que dizer: “muito obrigado”. Isto falando humanamente, pois temos o lado espiritual também. Quando, no decorrer de nossa vida, com fidelidade e cortesia, ficamos firmes no nosso caminho, o que devemos dizer é “muito obrigado” ao Senhor, a Trindade Santa. Ele é o centro, depois vem a Virgem Maria e todos os santos! Jesus Cristo sempre se mostrou assim: ele veio, marcou conosco um encontro para nos mostrar a vocação, e sempre se mostrou bem misericordioso e nunca nos abandonou. Nem sequer quando tivemos o pior dos pecados! Recordemos a cena de Pedro, que diante de Jesus, todo surrado e batido, recebe um olhar. O seu olhar! Ele estava perto da fogueira, no jardim. Uma senhora lhe perguntou: “Conheces aquele homem?” (Jo 18,25).  Aquilo deve ter rompido o coração dele. “Imediatamente o galo cantou” (Jo 18,27). Ele foi e chorou muito mesmo. Foi e chorou. Tanto que, depois, ele foi perguntado por Jesus Ressuscitado, o Pedro, quantas vezes o amava (cf. Jo 21,15-18). Este fato é marcante mesmo. E não importou tanto no que ele, Jesus Cristo, falou de João, naquele momento. O importante era ele mesmo, o Pedro. Que foi diretamente e literalmente amado por Jesus Cristo, o Filho. Então, neste momento, a palavra é: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo” (Jo 21, 17).

            Ninguém pode ser obrigado a dizer um “muito obrigado”. Ele é espontâneo. Ele vem por si mesmo. Brota de um interior que já foi trabalhado para isso. A gratidão, em princípio, reconhece o outro e o acolhe para junto de si. Diz, de outra maneira, você é bem-vindo, venha conosco. Em qualquer situação da vida, sempre ter o interior cheio de alegrias e expressar da melhor maneira possível. Enquanto caminhamos, por exemplo, é o tempo de sermos gratos a Deus, por sua infinita bondade e misericórdia. Por nos ter dado o que precisamos para viver. Então, sim, dizer um grande muito obrigado ao Senhor e a todas as pessoas que conheceu. A gratidão não é o resultado das coisas que acontecem conosco, mas ela é cultivada, buscada, sempre com determinação.

Dizer um perdão e agradecer são dois sentimentos que brotam do interior da vida humana. Transformamos o sofrimento em paz interior, abrindo oportunidades para oferecer nossa gratidão. Eles são aprendidos e vividos. Todos os dias. Quando olhamos para Deus, tão grande, pensamos, quem somos nós, diante de Jesus Cristo, seus discípulos missionários, seguidores dele, nesta Igreja, no hoje da história?


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno