Notícias

A música e a fé a serviço da igreja

Missionário evangeliza jovens por meio da música eletrônica

Reprodução / Pixabay

A música serve de metáfora para coisas maravilhosas e também se torna trilha sonora de vários momentos. Ela penetra no subconsciente e reorganiza o modo como os sentimentos são explorados. A música pode ser suave, romântica, dançante ou relaxante. Servindo de instrumento para levar a palavra de Deus por meio de seus operadores.

Recentemente, com tanta tecnologia disponível, surgiram novos conceitos de músicas e profissionais. É o caso dos DJs, que adotam diferentes estilos musicais adequados aos gostos do público jovem. O padre Romulo Leal é um profissional da música também. Ele faz parte da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Hoje ele atua em Goiânia (GO), e o seu trabalho de evangelização com os jovens é diferenciado pela música eletrônica.

De acordo com o padre Romulo, ele trabalha com a Cor-mix – que é a batida do coração de Cristo que impulsiona a buscar e implantar uma civilização do amor – é uma mistura da batida da música com o pulsar do coração. “No fim, é a batida do coração de Jesus que se mistura com o pulsar do nosso coração e entra em uma única sintonia. É uma forma de dialogar com os jovens sobre o amor do Pai”, explica o padre.

Antes de ser religioso, Romulo conta que gostava muito de festas. “Nessa vivência com DJs eu comecei a me interessar mais pela música eletrônica. Depois, eu fiz uma experiência de Deus, que foi quando recebi o meu chamado vocacional”. Ele acrescenta ainda que teve uma resistência inicial, “em meio a toda vivência religiosa cheguei a acreditar que não poderia mais ser Dj”.

Ao longo dos anos, e nos trabalhos de evangelização, o padre entendeu que desde o início Deus estava capacitando-o para realizar o trabalho que faz hoje. Em sua comunidade, muitos jovens frequentavam a paróquia, mas o dobro se dirigia para a discoteca da cidade. Foi aí que começou a ser desenvolvido o Cor-mix juntamente com a juventude local.

O padre ressalta também a importância de outros meios tecnológicos para levar a palavra de Deus em todos os lugares, como os podcasts. “É uma plataforma que proporciona uma grande abrangência. Por isso, participo de todos quando sou convidado. É mais uma forma de levar o nome de Jesus as comunidades”, disse.

As funções de pároco e Dj se complementam. “Devido a tantas tecnologias disponíveis as músicas são trabalhadas em casa facilitando todo o trabalho e, devido à Igreja Católica ser tão rica em músicas, é possível produzir muita coisa sem deixar de lado as missões como religioso”, finaliza o pároco.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno