Santuário

Dom Salm: “O Pai Eterno nos chama à vida e nos envia para cuidar da terra”

O primeiro dia da novena teve a participação do bispo da diocese gaúcha de Novo Hamburgo

Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo (RS), pregou no primeiro dia da Romaria. Ele fez, inicialmente, uma contextualização mostrando que o tema geral da Festa de Trindade deste ano é inspirado no Ano Vocacional vivido por toda a Igreja no Brasil. E anunciou o primeiro tema específico: “O Pai Eterno nos chama à vida e nos envia para cuidar da terra”.

Tudo o que foi criado provém de Deus, de sua atividade sábia e onipotente. É Ele que deu origem à luz, ao dia e à noite. Fez o firmamento que o chamou céu. Colocou em seu lugar próprio, a terra e o mar. Fez surgir a vegetação, os grandes luzeiros do dia e da noite e os demais corpos que se movimentam espalhados pelo universo. Criou uma variedade infinita de seres vivos. Os pássaros, os animais sobre a terra e os habitantes das águas. Tudo isso ele confiou à única criatura que Ele fez à sua imagem e semelhança, o ser humano, o homem e a mulher, que, segundo São Paulo, Deus escolheu desde antes da criação do mundo para serem, em Cristo, seus filhos adotivos, santos e irrepreensíveis no amor“, afirmou Dom Salm.

O bispo de Novo Hamburgo sublinhou algo que toda a criação tem um centro: “o jeito de a Bíblia contar a criação do homem e da mulher traz o ensinamento de que tudo o que existe sobre a terra deve ser considerado em referência como seu centro e seu ponto culminante. Por isso é a pessoa humana, cada homem e cada mulher e, todos juntos, que devemos dar-nos conta da missão de cuidadores e cuidadoras da terra, nossa casa comum“.

Considerando o que acontece hoje em relação ao planeta terra, na Carta Encíclica Laudado Si’, o papa Francisco alerta: ‘esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos pensando que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência que está no coração humano, ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados encontra-se a nossa terra, comprimida e devastada que geme e sofre as dores do parto. Esquecemos que nós mesmos somos terra. O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos“, pondera dom João Francisco.

Para resolver uma situação tão complexa como esta, diz o Papa, pela qual o mundo está passando não basta que cada um seja melhor. A conversão ecológica se requer para se criar um dinamismo de mudança duradouro é também uma conversão comunitária e isso passa pela exigência de nos reconhecermos e assumirmos como filhos e filhas do mesmo Pai que nos ama“, disse o bispo.

Dom João Francisco finalizando a homilia disse: “Empenhemo-nos, irmãos e irmãs, na dinamização do Ano Vocacional projetando e realizando atividades que promovam a tão desejada cultura vocacional. É preciso que o tema vocação, visto à luz da fé, se torne assunto nas famílias, entre as crianças, jovens e adultos, nos mais diferentes espaços onde se educam e forjam verdadeiros discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo. Então sim, em nossas famílias e comunidades, o chamamento de Jesus será escutado com os ouvidos do coração e muitos responderão com alegria como leigos e leigas, consagrados e consagrados e outros como diáconos e padres”.  E concluiu: “Senhor, tomai-nos sob o vosso poder e a vossa luz para proteger cada vida, para preparar um futuro melhor, para que venha o vosso reino de justiça, paz, amor e beleza. E Maria, Mãe, Mestra e Discípula missionária ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria! Amém”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno