Santuário

Pe. Domingos Cardozo: “Administrar bens na Igreja é apostolado e um desafio”

Admistrador do santuário do Pai Eterno fala de sua experiência missionária

Pe. Domingos Cardozo Prestes, adminstrador do Santuário do Pai Eterno, é tão discreto que quase não se consegue encontrá-lo no grande movimento da Romaria. Tímido e reservado também não é dado à fotos e exposição, mas tem convicções firmes sobre o serviço que presta: “estou cada dia mais certo de que a administração é uma seara de grande importância para o sustento do trabalho de evangelização. Inspiro-me, constantemente, na palavra do Apóstolo São Pedro quando pede que, em nossa vida na fé, sejamos sempre bons administradores da multiforme graça de Deus colocando-nos a serviço dos outros com o dom que recebemos“.

Aqui no Santuário, cada recurso que é depositado em nossos cofres traz consigo um gesto de caridade de um devoto e isso nos faz lidar com esse dinheiro de modo diferente. Lidamos com esse recurso no espírito da caridade que o originou e fazemos a aplicação séria e rigorosa em ações que possam manter a igreja sempre em condições ótimas para receber os nossos romeiros, pagar os colaboradores com justiça e fazer investimento na melhoria do nosso Santuário“, explica. Pe. Domingos ilustra seu trabalho com uma situação corriqueira: “vez ou outra encontramos pessoas que criticam os nossos pedidos constantes, mas é preciso fazer isso. Eu posso assegurar a todos: quase nunca nos sobra muito e quando sobra, há uma fila de necessidades aguardando um financiamento. Nós vivemos da caridade e isso exige muito de toda a nossa equipe de administração“.

O administrador é particularmente exigido no tempo da Romaria: “trabalhamos muito o ano inteiro, mas nosso pessoal é mais solicitado nesse tempo da novena e Festa do Pai Eterno. É preciso dizer, aliás, que esse é o tempo que concentra nossa esperança de uma ajuda mais significativa por parte dos devotos de maneira que possamos responder às despesas dos demias meses do ano. Temos muitaa esperança que generosidade de cada um possa nos possibilitar avançar nas grandes obras de manutenção e de melhoria do Santuário que precisamos fazer com certa urgência“.

A administração do Santuário inclui desde o atendimento aos serviços básicos de limpeza, ornamentação, forncecimento de água e luz até empreendimentos mais custosos como consertos estruturais e reformas de espaços internos. “Esse ano, a coordenação do Santuário preferiu não realizar uma pintura externa por causa do expressivo valor desse trabalho e a prioridade dada à aquisição do novo serviço de som que está sendo muito mais útil ao nosso trabalho de evangelização“, explica. Perguntado sobre o sentido missionário do seu trabalho, padre Domingos afirma: “não sou empresário, sou um missionário redentorista que se coloca a disposição dos confrades para realizar um trabalho necessário e indispensável em nossa missão. Sei o quanto administrar bens na Igreja é um desafio que precisa ser enfrentado com os olhos fixos no Evangelho e coração cheio de esperança na Providência do Pai Eterno”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno