Santuário

Redentoristas nos cuidados com a sacristia do Santuário Basílica

Fr. Valmir é um dos junioristas redentoristas que atuam no trabalho realizado na saccristia do Santuário

Os cuidados com o altar, com as vestes e objetos sacros, a ordem na liturgia, o atendimento aos celebrantes visitantes e muitas outras tarefas são realizadas, durante a Romaria, por um grupo formado por dois irmãos e junioristas redentoristas. Bruno, Valmir (foto), Daniel, Josias, Vítor, Eduardo e os irmãos Nelson e Marcos Vinicius se revezam em três turnos para ajudar a todos que participam das celebrações realizadas no Santuário e também na praça Dom Antônio Ribeiro de Oliveira.

Serviços de sacristia são exigentes porque pedem atenção para detalhes. As alfaias litúrgicas, isto é, aquelas pequenas peças de pano usadas na celebração da Eucaristia, precisam ser devidamente revisadas e inteiramente limpas para cada celebração. O conjunto formado pela pala, corporal, sanguíneo e manustérgio precisa de delicada e atenciosa supervisão para que não faltem ou não estejam em condições próprias para as missas. A patena e o cálice também devem ser continuamente observados e precisam ser oferecidos aos presidentes das celebrações inteiramente higienizados.

Também na sacristia, se exige o cuidado com as vestes sagradas. Túnicas, estolas e casulas, principalmente, também precisam de especial atenção. A preparação dessas vestes para o presidente das celebrações é de incumbência própria desse grupo que trabalha na sacristia, mas além dele, os concelebrantes sempre trazem demandas que a equipe precisa providenciar soluções.

A sacristia do Santuário Basílica do Pai Eterno é um lugar muito frequentado porque além de acolher o pessoal que participa das celebrações, passa por lá todo mundo que frequenta a copa, o gabinete do reitor e a secretaria. Desse modo, além dos seus trabalhos específicos, os redentoristas que servem na sacristia precisam também oferecer informações ou indicações para vários outros tipos de pedido.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno