Santuário

Dom José Eudes: “Pai Eterno nos chama a ouvir e viver a Palavra e nos envia…. para ser, com Maria, discípulos missionários de Jesus”

Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo de São João Del Rei (MG) foi o pregador do último dia novena

Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo de São João Del Rei (MG) foi o pregador do último dia novena preparatória para a Festa do Divino Pai Eterno. Reproduzimos sua homilia.

O Pai Eterno nos chama a ouvir e viver a Palavra e nos envia para ser, com Maria, discípulos e missionários de Jesus Cristo.

“Somos povo de Deus caminhando para a luz da Trindade sem véu. Se a Trindade a que vimos rezando, somos todos romeiros do céu!” Foi o que entoamos no início, o cântico da nossa celebração.

É como romeiro, queridos irmãos e irmãs, que aqui venho, pela primeira vez, participar dessa grande Festa, desta Romaria do Divino Pai Eterno. Venho como romeiro, me unindo a tantos outros, para poder louvar, adorar a Deus. Caminhando, vivendo, rezando nessa vida, somos todos romeiros do céu. É uma alegria imensa a de me unir a todos que acorrem nesse dia, a este lugar santo para celebrar o Divino Pai Eterno que nos chama e envia. Sim, esse é o nosso movimento de romeiros. O amor do Pai que aqui nos chamou para a experiência vibrante da fé, impulsionado pela mesma fé e animados pelo mesmo amor, somos enviados pelo Pai Eterno para sermos testemunhas desse encontro.

Aqui chamados, queremos ouvir, com atenção, a Palavra de Deus. Daqui enviados, queremos viver esta Palavra como verdadeiros discípulos e missionários de Jesus.

Com Maria, meus irmãos e irmãs, nós encerramos esta novena, ressaltando, sobretudo, a importância da Palavra de Deus. São Paulo, na leitura da segunda Carta a Timóteo nos dá a indicação, dessa importância. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda a boa obra”. Essa afirmação nos traz as funções da Palavra: ensinar, argumentar, corrigir educar. A Palavra conduz nossas vidas até a vontade de Deus e nos orienta para que as nossas obras sejam boas, eficazes e construtivas.

Se nos pautarmos, irmãos e irmãs, pelas indicações dessa Palavra, nossas vidas vislumbrarão horizontes cada vez mais belos, pois a Palavra ensina a viver, corrige os nossos equívocos, nos dá argumentos positivos para a vida e nos educa no bom caminho. Diante dessa Palavra, devemos ter duas atitudes: ouvir e viver. Duas atitudes, amados irmãos e irmãs, ouvir e viver. Devemos começar sendo bons ouvintes. São Paulo nos ensina que a fé vem pelo ato de ouvir, e, por isso, devemos ouvir. Ouvir pressupõe silêncio, generosidade e atenção. Ouvir requer educação de ouvido e coração para que a Palavra entre pelos sentidos e atinja o nosso coração. Uma pergunta para cada um de nós refletirmos no nosso dia a dia: como você ouve a Palavra? Como você valoriza a Palavra? Temos muitos meios, ler a Bíblia, ouvir a Palavra nas celebrações, nos círculos bíblicos, nos grupos de reflexão e mesmo a divulgação da Palavra pelas redes sociais.

Se você, meu irmão e minha irmã, se habituar à Palavra de Deus, a sua vida será mais bela, melhor iluminada pela vontade do Pai Eterno. Pois essa Palavra tem o poder de te comunicar a sabedoria que conduz a salvação, pela fé em Cristo Jesus. Convido você, meu irmão, minha irmã, para que coloque a Palavra de Deus, a Bíblia, num lugar de destaque na sua casa e que você procure, todos os dias, ler, meditar uma frase da Sagrada Escritura. Se você, meu irmão, minha irmã, tem dificuldade para com a leitura da Palavra de Deus, todos os dias faça a experiência de tocar na Palavra de Deus e dizer: me ajude, Senhor, a viver a tua Palavra e levar essa Boa Nova do Evangelho em todos os cantos, em todos os lugares por onde cada um de nós vamos passando.

Mas, talvez, você vai dizer: “senhor Bispo, eu não tenho facilidade para entender a Palavra de Deus para poder pregar a Palavra de Deus. Olha, meu irmão, minha irmã, é muito simples: através dos seus exemplos, através de suas boas ações você vai também anunciando e pregando a Boa Nova do Evangelho. Tenho certeza, de que muitos de vocês já fazem essa experiência.de viver e de praticar essa Boa Nova do Evangelho. Procure, realmente, seguir Jesus Cristo que é caminho, que é verdade e que é vida. Contribua para que você realmente seja esse grande discípulo missionário, seguidor do Divino Pai Eterno, sobretudo nesse anúncio da proclamação dessa Boa Nova do Evangelho.

Diante dessa Palavra que nós acabamos de ouvir, o exemplo luminoso de escuta e vivência da Palavra é a Virgem Maria, filha predileta do Pai Eterno. Ela escutou, guardou no coração e viveu de modo pleno a Palavra. Deu vida e carne à Palavra. O Evangelho que ouvimos, nos narrou a anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria. Ela estava atenta, aberta e disponível aos desígnios de Deus. De coração generoso para o acolhimento do Verbo, ela se coloca diante do Mistério, com reverência e fé, e responde à Boa Notícia com um generoso sim: “eis aqui, a serva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a tua Palavra”. Essa atitude de Maria revela a grandiosidade da sua vida, respondendo positivamente ao projeto de Deus, deve ser a postura de todos nós, pois a vontade de Deus a nosso respeito é caminho de felicidade e salvação.

Quantas respostas precisamos dar em nossas vidas! Somos chamados, todos os dias, a vivenciar a graça de Deus e a praticar o bem. Precisamos responder sim. Somos impelidos ao serviço caridade e o nosso sim é ansiosamente aguardado. Somos provocados a vencer nossas fraquezas e tomar rumos novos em nossas vidas. E dizer sim significa entrar em um caminho de conversão, de mudança de vida.

Maria ouviu a Palavra e disse o mais importante sim para que nós pudéssemos responder positivamente aos chamados que Deus continua a nos fazer. Por isso, vamos ouvir com carinho a Palavra e responder a ela com generosidade e fé.

Mas não basta apenas ouvir. O trecho do Evangelho continua nos revelando que Maria não ficou apenas no ouvir. Tão logo ouviu a Palavra, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia, para prestar assistência à sua prima Isabel que era idosa e estava no final de uma gravidez. Assim, Maria nos ensina ouvir e agir. Sair de nossas regiões de conforto para transformar a Palavra em vida. Nosso querido Papa Francisco, na mensagem para a Jornada Mundial da Juventude diz que Maria deixou-se interpelar pela necessidade de sua prima idosa. Não se escusou, não ficou indiferente, pensou mais nos outros do que em si mesma e isso conferiu dinamismo e entusiasmo à sua vida. Perante uma necessidade concreta, gente, é preciso agir apressadamente. No mundo, quantas pessoas esperam uma visita de alguém que cuide delas. Quantos idosos, doentes, presos, refugiados precisam do nosso olhar compassivo, da nossa visita, de um irmão ou de uma irmã que ultrapasse as barreiras da indiferença. É preciso viver a Palavra nessas tantas situações complexas da vida e transformar o que ouvimos em vida, em ação, em concretude de fé. Assim, teremos a certeza de que somos enviados a anunciar, por palavras e ações, o grande dom de Deus, como Maria o fez. Somos discípulos e missionários desse anúncio. Somos servidores da caridade no mundo, somos impulsionados a criar um mundo novo.

Nesse tempo santo de Romaria, fomos chamados a estar aqui pelo amor do Divino Pai Eterno, o amor do Deus Criador. É o amor que nos fala fundo ao coração, que transforma a nossa vida e dá à ela um novo sentido. Somos filhos desse Pai amoroso. Também nessa santa peregrinação, nossos passos são reorientados, somos enviados a viver em nossos ambientes, o amor aqui experimentado. Todos nós queremos levar dessa romaria, uma lembrança, talvez uma lembrança para aqueles da nossa casa. O Divino Pai Eterno quer que levemos daqui a mensagem do amor. Leve para sua casa, meu irmão, minha irmã, um sentimento bom. Leve para os seus, uma palavra nova. Faça aqui uma oração e a leve para sua vida. Será uma boa maneira de fazer como Maria. Experimentar a presença de Deus leva-la vida afora.

“Somos povo de Deus caminhando para a luz da Trindade sem véu. Se a Trindade a que vimos rezando, somos todos romeiros do céu!”. Queremos viver, portanto, esse grande convite dessa noite: o Pai Eterno nos chama a ouvir e viver a Palavra e nos envia em missão para sermos como Maria, discípulos e missionários de Jesus

(cantando)

Quero dizer meu sim, como tu, Maria,

como tu, um dia, como tu, Maria.

Quero seguir Jesus, como tu, Maria,

como tu, um dia, como tu, Maria.

Quero aprender amar, como tu, Maria

como tu, um dia, como tu, Maria.

Quero dizer meu sim, como tu, Maria,

como tu, um dia, como tu, Maria.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Estela Carazza
    2/7/2023 - 14:47:59

    Parabéns ao nosso querido Bispo Diocesano de São João Del Rei – MG, Dom José Eudes, pela sua bela participação no último dia da Novena do nosso amado Divino Pai Eterno. Que o Pai Eterno continue abençoando o ministério deste Bispo tão fiel ao seu chamado!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno