Santuário

Dom João Justino: “O Pai Eterno nos chama e envia”

Dom João Justino de Medeiros, arcebispo metropolitano de Goiânia, falou aos romeiros do Pai Eterno no encerramento da Festa

No encerramento da Festa do Divino Pai Eterno, Dom João Justino de Medeiros, o arcebispo metropolitano de Goiânia, da Igreja Particular à qual pertence o Santuário de Trindade, fez a pregação que reproduzimos aqui na íntegra.

Saudações e agradecimentos.

Esta missa coroa o bonito gesto de fé, a procissão, qual caminho que recorda a vida de cada um, a sua vida, com as alegrias e dificuldades, mas com a certeza de que o Pai sempre segura as suas mãos, segura as nossas mãos.

Estamos celebrando neste ano de 2023 um Ano Vocacional na Igreja do Brasil. Definiu-se o tema da festa em homenagem do Divino Pai Eterno o seguinte tema: “O Pai Eterno nos chama e nos envia”.

O Pai Eterno nos chama à vida, à comunhão com Ele, à escuta de seu Filho Amado.

O Pai Eterno, que nos conhece desde o ventre materno, deseja para cada um de nós uma vida de estreita comunhão com Ele a serviço do seu Reino de Amor, de Justiça e de Paz.

Você que aqui veio, você que participa de longe, você é chamado, é enviado.

Para esta missa de encerramento escutamos leituras próprias. Eu poderia dizer que elas têm um ponto comum. Falam do Pai para falar aos filhos e filhas chamados a viver como irmãos, como irmãs.

Pense comigo: você que é pai, você que é mãe. Medite em seu coração… ver seus filhos viverem como irmãos que se amam, que querem o bem uns aos outros, que se respeitam e que se ajudam não é a maior alegria do coração de vocês?

Agora, você que é filho, que é filha… e todos somos! Reconhece que a grande alegria dos seus pais é nos ver vivendo como irmãos e irmãs?

No coração do Pai Eterno esta é a sua vontade: que vivamos como filhos e irmãos. Deus ama nos escutar dizendo-lhe: Pai! Mas ama igual ou tanto mais quando nos vê dizendo ao outro: meu irmão, minha irmã! Deus é glorificado pelos nossos gestos de fraternidade! É o caminho da santidade. Não pode haver santidade que prescinde do cuidado com os irmãos, com a fraternidade. Não foi isto que nos disse o livro do Levítico?

O que o Senhor disse a Moisés?

“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros. Não jureis falso por meu nome… Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego… Não cometas injustiças no exercício da justiça; Julga teu próximo conforme a justiça. Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Não tenhas no coração ódio contra teu irmão… Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas….

São todas indicações precisas de como tratar os irmãos.

No texto há como um refrão: Eu sou o Senhor (4x). Podemos entender o Senhor dizendo: “Eu sou o Senhor, o teu Pai, o vosso Pai”.

A nossa resposta não poderia ser outra, senão cantar o Salmo 100(99): Nós somos o povo do Senhor, o rebanho do Senhor.

No Evangelho, tomado de São Mateus, está Jesus a nos ensinar a novidade do seu Reino. Sim. Jesus traz uma Boa-Nova. Há novidades no seu ensinamento. É preciso aproximar-se da perfeição de seu Pai.

Por isso, a relação: o que foi dito! O que eu (Jesus) digo!

Cada palavra de Jesus aprofunda o sentido da fraternidade. O amor verdadeiro é generoso e maior que qualquer maldade. Sede perfeitos… o modelo é o Pai. Veja como Ele te ama…

São Pedro nos lembra de que em Jesus, o Pai nos escolheu, nos conquistou, nos fez seu povo.

Como Povo de Deus, temos uma missão: testemunhar que somos filhos do Pai Eterno e, em Jesus, irmãos uns dos outros. Em nossos corações o amor de Deus foi derramado pelo Espírito Santo que habita em nós.

Irmãos e irmãs, estamos para voltar a nossas casas. Não é hora de olhar para o nosso coração, nosso interior e perguntar se voltaremos diferentes? A Palavra do Pai Eterno nos tocou? Voltaremos com algum propósito?

Permitam-me sugerir alguns propósitos:

1º Deixe que o entusiasmo desta romaria se transforme em testemunho. Conte às pessoas como é bom dedicar tempo ao Pai, nosso criador!

2º Deixe que a Palavra de Deus sustente seu agir, seu modo de se relacionar sempre com o cuidado em ser fraterno, irmãos de verdade… por gestos concretos…

3º Seja paciente, misericordioso com os irmãos e irmãs, como Deus é paciente e misericordioso com você. Queira sempre o bem de todos. O Pai Eterno ama a todos! O Pai Eterno é misericordioso com todos!

4º Para que os filhos do Divino Pai Eterno vivam em paz é preciso que esses filhos, cada um de nós, sejamos promotores da paz. Bem-aventurados os que promovem a Paz, ensina Jesus. Não pode haver paz completa enquanto houver fome. O Pai Eterno é glorificado quando seus filhos partilham o pão. Pão para quem tem fome. As pessoas precisam de pão, não de armas. As armas não produzem a paz, mas a morte, a dor, a perda de vidas, inúmeros sofrimentos.

5º e último. O Pai Eterno, que professamos no Credo como Criador de todas as coisas… nos confiou o cuidado da Terra. Não sua destruição. Há gestos pequenos ao alcance de todos (economize água, separe o lixo, antes procure formas de produzir menos lixo, vença a tentação do consumismo, por exemplo…)

Há outros gestos que dependem da nossa ação política. Não fuja de suas responsabilidades políticas. Elas são, muitas vezes, o lugar de você ser sal da terra e luz do mundo.

Amados irmãos, amadas irmãs, quando visitamos nossos pais e deles nos despedimos fica no coração sempre a expectativa do retorno.

Queremos voltar aqui ao Santuário do Divino Pai Eterno, ao Santuário do Irmão, a Vila São Cottolengo, como gostava de dizer Dom Antônio Ribeiro. Estes dois santuários são uma única Escola de Fraternidade. Nestes lugares, o Pai tem uma lição para nós, uma lição expressa nas palavras do seu Filho Amado, Nosso Senhor Jesus Cristo: vós sois todos irmãos! Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!

Aquela que foi mãe e discípula de Jesus, Nossa Senhora, venha em nosso socorro e não deixe faltar com o amor, a caridade e a fraternidade. Amém.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
3 Cometários
  • Ana Maria
    4/7/2023 - 16:13:27

    Quando houver amor e caridade entre os homens, enfim reinará a paz e a fraternidade. Deus continua esperando o melhor de cada um de nós sempre. Somos irmãos e estamos aqui para aprendermos uns com os outros para nos tornarmos pessoas melhores e chegarmos ao Pai. Ele espera.

  • Santana Afonso dos Reis
    4/7/2023 - 23:26:39

    Emocionante as palavras de Dom João Justino. Que o amor, a caridade e a fé reinem em nossos corações, que busquemos servir ao nosso próximo. Que a paz de Deus esteja sempre conosco. Festa maravilhosa, só bênçãos. Que o Pai Eterno esteja sempre com todos nós. 🙏🙏🙏

  • Etiene F. Nascimento
    5/7/2023 - 01:25:08

    “O Pai Eterno nos chama e envia!” Esta escolha para o tema da Romaria 2023 e a homilia do Arcebispo Dom João Justino foram excelentes! 👏🏼👏🏼👏🏼

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno