Notícias

Testemunhar a fé com atitudes, diz Papa

Papa Francisco apresenta o testemunho do Beato José Gregório, que teve a vida marcada pela caridade

Da Redação, com Vatican News

Uma multidão de fiéis reunida na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (13), acompanhou a Audiência Geral. Durante o ciclo de reflexões sobre o zelo apostólico e a paixão pela evangelização, o Pontífice apresentou o testemunho de um leigo – o Beato José Gregório Hernández Cisneros, que nasceu na Venezuela, em 26 de outubro de 1864.

O beato venezuelano recebeu a fé católica por meio da mãe. Durante sua vida, tornou-se médico, professor universitário e cientista. Conhecido como “médico dos pobres” em seu país. José Gregório teve a caridade como estrela a nortear sua existência, preferindo a riqueza do Evangelho em vez da financeira.

Ao ingressar na vida religiosa, José Gregório mostrou o zelo apostólico dele: “não seguiu as próprias aspirações, mas a sua disponibilidade aos desígnios de Deus. E assim o Beato compreendeu que, por meio do cuidado dos doentes, colocaria em prática a vontade de Deus, socorrendo os que sofrem, dando esperança aos pobres, testemunhando a fé não com palavras, mas com o exemplo”, disse o Papa Francisco.

O Pontífice destacou que o zelo de José Gregório vinha de uma certeza e de uma força, baseados na graça divina. Com a necessidade dessa graça, o beato foi um homem de oração que buscava a intimidade com Deus. E no contato com Jesus, ele conseguiu se oferecer no altar por todos, sentindo-se chamado a doar sua vida pela paz.

Todos são chamados a promover o bem
José Gregório teve a sua missão, que finalizou no dia 29 de junho de 1919, quando foi atropelado. Ao final do relato, o Pontífice estimulou o compromisso diante das questões sociais, econômicas e políticas de hoje. “O cristão não é chamado a isso, mas sim a se ocupar disso, a sujar as mãos: antes de tudo, como nos disse São Paulo, a rezar, e depois a empenhar-se não em falatórios, a fofoca é uma praga, mas na promoção do bem, na construção da paz e da justiça na verdade. Também isso é zelo apostólico, é anúncio do Evangelho, é bem-aventurança cristã: ‘Bem-aventurados os pacificadores’”, concluiu Francisco.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno