Notícias

Padre Júlio Lancelotti atua em prol dos que estão à margem da sociedade

Com trabalho direcionado aos mais vulneráveis

Reprodução: Arquivo Pessoal

Para o mês de setembro, o Papa Francisco dedicou a intenção de oração às pessoas marginalizadas. No Brasil, o padre Júlio Lancellotti realiza um trabalho direcionado às pessoas que estão à margem da sociedade. Devido ao incansável trabalho com os menos privilegiados, o religioso foi honrado no dia 18 de agosto de 2021 com o Prêmio Zilda Arns de Direitos Humanos.

Padre Júlio Lancelotti é pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo e, ao mesmo tempo, atua na Pastoral do Povo de Rua, onde diariamente proporciona acolhimento e alimentação a milhares de pessoas nas ruas da capital paulista. O vigário se tornou uma figura importante em todo o país devido à sua profunda dedicação ao próximo.

A atuação do padre está de acordo com a intenção de oração do Papa Francisco para este mês. Com uma visão ampla, “o Santo Padre enxerga a pessoa que está na calçada e pede que todos nós respondamos com criatividade e generosidade”, conta padre Júlio. O apelo do Pontífice cabe aos leigos e religiosos, que com ações simples pode levar um pouco de conforto aos necessitados. “Seja em oferecer água às pessoas em situação de rua, é algo que está ao nosso alcance”, explica o Vigário.

O importante é conviver e partilhar com os mais pobres, olhando nos olhos e ouvindo a dor do outro, isso é o que renova a Igreja de acordo com o Papa Francisco. Como já dizia Madre Teresa de Calcutá: “São benditas as mãos que partilham mais do que os lábios que rezam”. É necessária a junção do rezar e acolher, essa é uma das missões da Igreja Católica no mundo, que tem modelos como Santa Dulce dos Pobres, São Francisco de Assis, São Marcelino Champagnat e tantos outros.

Não precisa ser santo, as ações podem ser realizadas por cada um, como orar com os pés no chão e as mãos estendidas e abertas para fazer a diferença no mundo. De acordo com o padre Júlio, a sua experiência está no servir desde que acorda até a hora de deitar-se. Segundo o religioso, “são momentos de partilha e entrega, com entrega de alimentos, roupas, calçados e os encaminhamentos de pessoas que chegam na paróquia buscando ajuda, seja ela física ou espiritual”.

Um trabalho que atrai elogios, mas também muitas críticas, até mesmo nas redes sociais pessoais. E que, felizmente, não conseguem parar as ações do religioso, pelo contrário, elas o impulsionam a fazer cada vez mais. “Eu tenho muita consciência de quem está do lado dos descartados, vai ser descartado. Quem está do lado dos cancelados, vai ser cancelado. Quem está do lado dos ofendidos, vai ser ofendido também. Então dói, claro que uma pedrada, uma fake News ou uma calúnia machucam. Mas não podem fazer desistir, assim, uno a dor ao Coração Sacratíssimo de Jesus e tenho força e coragem”, disse o padre que, durante a pandemia da Covid-19, lutou e ainda luta para ser fiel até o fim.

Como servir ao próximo?
Olhar como Jesus Cristo, ter um coração cheio de amor para olhar o outro sem indiferença. Ter o hábito de falar com os mais vulneráveis olhando nos olhos e ver Cristo ali. Oferecer água para quem está com sede, orar por aqueles que estão nas ruas. Cada um encontra um caminho, pois o amor é criativo e deve ser propagado.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
12 Cometários
  • Roseli Constantino Ricardo
    15/9/2023 - 06:38:49

    Que o Espírito Santo de Deus continue abençoando as obras do padre!

  • Maria Rita
    15/9/2023 - 07:21:55

    Quando vejo a obra do Pe. Júlio, vejo a palavra de Deus encarnada. Jesus está no meio de nós.

  • Mery Glaucia Freire Murta
    15/9/2023 - 08:10:43

    Sempre acompanho pelas redes sociais o belo trabalho do Padre Júlio Lancelloti. Acompanho suas homilias que nos levam a reflexão do significado de um verdadeiro Cristão. Padre Júlio é uma pessoa iluminada, cheia de bondade e caridade. Seu trabalho com os mais vulneráveis é de uma grandeza enorme. Que Deus dê a ele saúde para continuar a sua luta e a sua missão de estar do lado dos mais pobres.

  • Rosa Maria
    15/9/2023 - 11:53:56

    Que Deus em sua infinita misericórdia continue abençoando seu trabalho no cuidado dos menos favorecidos.

  • Maria Eneida
    15/9/2023 - 17:17:50

    Que Deus com seu Santo Espírito continue iluminando o Padre Lancellotti, em nome de Jesus e pela intercessão de Maria Santíssima. 🙏

  • Cezario Pereira da Costa
    15/9/2023 - 17:31:38

    Esse padre vive realmente o que prega, é um verdadeiro imitador de Jesus Cristo.

  • Camilo Geraldo de Oliveira
    15/9/2023 - 18:20:58

    Grande oportunidade de rever meus conceitos, hora abençoada, hora apropriada para refletir, sentir que podemos fazer um certo esforço para amenizar as tantas dores e lágrimas deste mundo.

  • Carmen Lucia de Paula Ferreira Moura
    15/9/2023 - 18:58:45

    Que Deus abençoe a nós todos, o Papa Francisco e o Pe. Júlio Lancelotti, amém. Por enquanto vou orar, rezar o Terço e pedir por todos, mas logo que receber, enviarei uma parte, Amém.

  • Amelia Eudoxia Salles da Silveira
    15/9/2023 - 19:19:39

    Sejamos humanos.

  • Nilton José Villa Rubia
    15/9/2023 - 22:05:39

    Ser servo dos excluídos é ser servo de Deus.

  • Teresa S. Lopes
    16/9/2023 - 15:53:44

    Deus abençoe o Padre Júlio que abraçou sua missão com muito amor. Deus nos ajude a ter muitos “Júlios”. ❤️🕊🙏😇❤️❤️

  • Ruben de Siqueira Luz
    16/9/2023 - 17:01:04

    A ação do Pe. Lancelotti é um grito para que a sociedade e o poder público sejam mais efetivos para agir em favor da população que vive nas ruas.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno