Notícias

Devemos deixar o Espírito Santo agir em nós, diz Papa

O Sínodo é conduzido pelo Espírito Santo

Reprodução: Vatican Media

Da redação, com Vatican News

Durante a abertura dos trabalhos da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo sobre a Sinodalidade, começou na tarde de quarta-feira (4) no Vaticano. Na sala Paulo VI, o Papa Francisco falou que “se o Espírito Santo estiver no comando e agir em nós, o Sínodo acontecerá”.

Ao discorrer sobre o conceito de sinodalidade, o Pontífice observou que esse ainda não é amplamente compreendido dentro da Igreja. No entanto, o Santo Padre destacou que ao longo de quase seis décadas, a Igreja tem gradualmente trilhado o caminho. E o enfoque surgiu por meio dos bispos de todo o mundo.

Após o Sínodo da Amazônia, um questionário foi enviado às dioceses, e a questão da sinodalidade emergiu como um tema amplamente evidenciado e apoiado pela grande maioria dos bispos.

Sínodo, é o agir do Espírito Santo
“Não esqueçamos, irmãos e irmãs, que o protagonista do Sínodo não somos nós: é o Espírito Santo”, disse Francisco. O Papa sublinhou a importância da presença do Espírito Santo, que traz harmonia a comunidade eclesial, e que deve guiar o Sínodo. No decorrer da assembleia, Francisco destacou ainda que o Espírito Santo nos conduz pela mão e nos consola: “a presença do Espírito é assim – permitam-me a palavra – quase materna, como uma mãe nos conduz, nos dá esta consolação. Devemos aprender a ouvir as vozes do Espírito: são todas diferentes. Aprendamos a discernir”.

Cuidado com o que fala
O Pontífice fez outro alerta, sobre palavras vazias: “a tagarelice é contrária ao Espírito Santo e é uma doença muito comum entre nós. Palavras vazias entristecem o Espírito Santo, e se não permitirmos que Ele nos cure dessa enfermidade, será difícil seguir um caminho sinodal adequado. Pelo menos aqui: se você discorda do que um bispo, uma freira ou um leigo estão dizendo, seja franco com eles. Isso é o que significa um Sínodo: falar a verdade, não ter conversas por baixo da mesa.”

O Papa encerrou seu discurso expressando profunda gratidão a todos que contribuem para os momentos de pausa e reflexão, onde a Igreja se dedica à escuta durante o Sínodo, enfatizando que, em sua perspectiva, isso representa o aspecto mais significativo e essencial do processo sinodal, a escuta ativa.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Francine Silvério
    6/10/2023 - 18:55:33

    Querido Papa Francisco, linda mensagem sobre o Espírito Santo de Deus. Que Deus o abençoe sempre! Que o Espírito Santo proteja o nosso povo, a nossa nação e o mundo inteiro. Que tenha misericórdia de todos nós e nos agracie com Seus dons e frutos! Amém! 🕊🤲🙏🕊

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno