Notícias

Sínodo segue em andamento no Vaticano

Comissão realiza trabalhos visando a sinodalidade na Igreja

O Sínodo sobre a sinodalidade segue sendo debatido no Vaticano. A terceira sessão dos círculos menores de discussão realizou-se na manhã de sábado (7), com a finalização dos relatórios do trabalho realizado com cerca de 10 a 12 pessoas, ao longo da semana passada. Lembrando que destes grupos participam os delegados fraternos que, no entanto, não participam da votação. Os relatórios, aprovados por cada círculo por ampla maioria, foram entregues à secretaria geral do Sínodo, que os recebe para devolvê-los à assembleia, quando será discutido o documento de síntese.

Entre os temas que emergiram nos relatórios de cada círculo estão: a formação dos sacerdotes, nos seminários, nas famílias; corresponsabilidade entre todos os batizados e a maneira pela qual a hierarquia pode se colocar dentro da comunhão. Os participantes discutiram que o problema não é apenas a desburocratização das estruturas da Igreja, mas a necessidade de dedicar energia para repensar novas formas e novos lugares de participação na comunhão e na história milenar da igreja.

Foi destacada a necessidade de envolver os jovens, por exemplo, considerando a realidade digital, para passar do conceito de poder para o de serviço, evitando qualquer forma de clericalismo. Também houve perguntas sobre o papel dos leigos e das mulheres dentro da comunhão eclesial e como a igreja pode se colocar a serviço dos pobres e dos migrantes. O trabalho sinodal também se concentrou no relacionamento entre os dois pulmões da igreja, o do oriente e o do ocidente.

Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco também esteve presente na congregação geral na tarde da última sexta-feira (6), e geralmente está entre os primeiros a chegar à sala Paulo VI. Os participantes do sínodo tiveram um descanso na tarde de sábado e durante todo o domingo, mas já retomaram os trabalhos na manhã desta segunda-feira (9), imediatamente após a missa na Basílica de São Pedro, com a quarta congregação geral. O tema em discussão de hoje será: “Uma comunhão que irradia. Como ser mais plenamente um sinal e um instrumento de união com Deus e de unidade do gênero humano?”. Em seguida, acontece a eleição dos membros da comissão do relatório síntese e da comissão para a informação.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno