Especial

Pastoral da Sobriedade atua na prevenção e recuperação da dependência química

Um trabalho realizado em todo o país

A arquidiocese de Goiânia, capital de Goiás, conta com a Pastoral da Sobriedade. Um dos problemas sociais amparados pela instituição é o uso de drogas, com atendimento específico para dependentes químicos. Com ações para a prevenção e cuidado daqueles que sofrem com as consequências de entorpecentes.

Uma proposta realizada há 25 anos pela Pastoral da Sobriedade em Goiás. De acordo com o coordenador Roberto Alves, a instituição funciona com a “ajuda de pessoas da Igreja, que passam por capacitação para implantar grupos nos modelos nacionais na instituição”. Assim, o trabalho social não para.

São vários os grupos de autoajuda para dependentes e familiares na arquidiocese de Goiânia. Um deles é o Reviver em Cristo, “grupo que reúne uma média de 20 a 30 pessoas por semana. Ao longo das nossas reuniões, nós já atendemos em torno de umas 500 pessoas”, explica Roberto.

O princípio de toda recuperação consiste na admissão, mas, infelizmente, o pedido de ajuda não parte do dependente. Em muitos casos, é a família que busca por socorro. Segundo o coordenador, “ao se deparar com outras famílias na mesma situação, eles começam a entender e lidar melhor com o familiar que se encontra nesta situação”.

Pastoral da Sobriedade Nacional
No Brasil, a pastoral da sobriedade da Igreja Católica atua nas paróquias e comunidades. Todos registrados a nível nacional na diocese do regional. Os trabalhos contam com voluntários, que atendem tanto os dependentes como os familiares. Segundo a coordenadora nacional da Pastoral da Sobriedade, Denise Ribeiro, “atualmente as dependências variam de química para jogos, internet, sexo, redes sociais e muitas outras”.

Um grande trabalho realizado em todo o país, e que tem ajudado muitas famílias a resgatarem a dignidade dos seus lares. Se você precisa ou conhece alguém que está nesta situação, acesse o site da Pastoral da Sobriedade e conheça como a ajuda é realizada. Você também pode procurar a sua comunidade cristã e verificar se na sua regional conta com a pastoral.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno