Especial

Entre fé e ciência: Como compreender os milagres?

Que muitas vezes são nomeados como fenômenos pela ciência

Reprodução: Freepik

A fé e a ciência são popularmente conhecidas por serem contrárias. Em algumas situações, buscam responder às mesmas perguntas com ideias que se contrapõem. Afinal, a ciência é baseada na observação empírica, na experimentação e na análise crítica de dados. Enquanto a fé é baseada em crenças religiosas, espirituais ou metafísicas.

Apesar da descrença de algumas pessoas, algo que todo cristão compreende e vive são os milagres que o Pai Eterno proporciona aos seus filhos e filhas por meio da fé e da intercessão de santos. Em Goiás, muitos são os relatos de cura por meio da intercessão do venerável padre Pelágio Sauter, que faleceu em 1961, e cujo processo de beatificação foi aberto em 1997 devido a muitos testemunhos.

O processo de beatificação leva algum tempo, devido à análise criteriosa feita pelo Vaticano. De acordo com o missionário redentorista padre Bráulio Pereira, “é um processo que avalia os casos de bênçãos, mas também a forma como o servo de Deus viveu as virtudes cristãs”. Sendo de fato um exemplo das virtudes que o Pai ensinou e que aumentam a fé do próximo.

A ciência, por sua vez, opera somente no mundo natural. Embora fé e ciência sejam revelações feitas pelo mesmo Deus. Para o professor e escritor do livro “Ciência e Milagres”, doutor Jorge Cintra, “nem tudo se prova. Para certas situações não existe uma equação matemática que defina”. Ele ressalta ainda que é possível integrar as duas coisas, por isso, a Igreja submete o milagre a duras provas científicas.

Na esfera do mundo natural, a ciência tem limites. No mundo espiritual, Josué e seu povo andaram sobre as águas do Rio Jordão; Lázaro ressuscitou e pães e peixes foram multiplicados para alimentar uma multidão. Milagres que superam as leis naturais e muitas vezes são explicados somente pela fé. Mas a ciência também tem outro propósito: enriquecer a fé, dando ao homem condições de entender como o mundo natural funciona.

No final das contas, a relação entre fé e ciência é complexa e multifacetada. A ciência nunca conseguirá descobrir coisas sobre o mundo sobrenatural, mas é importante lembrar que ambas têm um papel importante a desempenhar na compreensão do universo e na vida cotidiana.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno