Especial

Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida

A importância da saúde mental e do bem-estar psicológico

Estamos no Janeiro Branco, uma iniciativa que pretende conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e promover o bem-estar psicológico. A ação surgiu em 2013, na cidade de Uberlândia (MG). Idealizada por profissionais da psicologia, foi inspirada em campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

O mês foi escolhido estrategicamente por representar um período simbólico de novos começos e metas para muitas pessoas. De acordo com a psicóloga Grisiele Silva, janeiro “é o início de um novo ciclo e temos a oportunidade de escrever uma nova história. São folhas em branco que serão preenchidas ao longo do ano, a partir das situações e experiências de cada um”, explica.

Diante de infinidades de possibilidades, é preciso olhar ao redor e ter a sensibilidade de identificar quem precisa de ajuda profissional. “É sempre bom sabermos identificar no próximo qual a sua dor, e poder ajudá-lo a procurar um profissional. Lembrando que nem todos transmitem uma dor, por isso, também é importante estar atento aos diálogos”, conta Grisiele.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina. Dados do último mapeamento sobre a doença apontam que 5,8% da população brasileira sofre com depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros.

Mas, muitas vezes, a busca por ajuda profissional ainda enfrenta tabus. E o olhar técnico é totalmente diferente de um conselho de um familiar ou amigo. Por isso, é tão importante uma avaliação profissional e o tratamento. Só assim é possível levar uma vida com leveza e valorizar o que é ofertado pelo Divino Pai Eterno.

Se você se encontra em uma situação de depressão, peça ajuda para sua família e para a sua comunidade cristã. Nesses momentos, é muito importante estar amparado com orações que edifiquem a fé.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno